.

.

segunda-feira, 9 de março de 2015

2016 vai ser igual àquele que passou?


2016 VAI SER IGUAL ÀQUELE QUE PASSOU ? 
por Eduardo Poeta | em 9 de março de 2015

O colunista Eduardo Poeta analisa prós e contras dos desfiles de Niterói em 2015 e aponta o que pode e deve melhorar para que o nosso carnaval perca esta máscara de "eterna revitalização" e volte a ser o 2º melhor carnaval do Brasil.

Entre os pontos positivos a volta da Amaral Peixoto aos desfiles

Confira a opinião do nosso comentarista.





Tivemos um saldo positivo do carnaval 2015 ?
Sim e não, o que é natural em se tratando de organização de um grande evento. A organização, apesar da nova diretoria da UESBCN não pareceu tão renovada assim mas, não se pode dizer que não tenha sido boa. A mudança do local de concentração da Escolas para a Avenida Amaral Peixoto foi a grande "bola dentro" dos homens que dirigem o carnaval de Niterói. A grande "bola fora" foi a remoção das alegorias das Escolas após os desfiles. A cargo da Neltur e da Nittrans, não só deixaram a desejar como danificaram patrimônio privado tratando-o como lixo, como se aquilo não pertencesse às Escolas e à cultura da cidade. Quem responde por isto ?
A UESBCN também precisa responder, ainda sobre este assunto: Por que uma Escola que desfila às 10:00 h, por exemplo, tem seu carros alegóricos retirados da dispersão apenas depois de uma Escola que desfilou às 01:00 h se eles ficam parados, exatamente, em "fila indiana" ?
Outro ponto incômodo continua sendo o conforto e a segurança do povo que vai assistir aos desfiles na Rua da Conceição. É de graça, verdade mas, tem que ser ruim por isso ?
Neste ponto, tenho que admitir que não é uma questão simples.
A Amaral Peixoto ainda parece grande demais para o tamanho e a estrutura das Escolas à menos que a pista de desfiles na grande Avenida não cresça tanto em comparação à Conceição.
Aí, teríamos montagem de arquibancadas maiores, maior nível de estrutura, mais policiais e guardas-civis envolvidos e, mais verba da Prefeitura para tudo isso, aumentando os custos do carnaval. Tenho medo que a acontecer isto, esta verba seja retirada da subvenção dada às próprias Escolas, fazendo com que a estrutura cresça mas, o espetáculo em si, custe bem mais a se desenvolver. "Tem que tirar da cabeça o que do bolso não dá" é muito legal pra enredo mas, a gente sabe bem que não funciona assim.
Saldo positivo também, na minha opinião, para os resultados. A começar pelo "chamamento popular" na escolha do júri (embora não saibamos bem qual o critério dessa escolha) e terminando com as Escolas que se sobressaíram ocupando as primeiras colocações em seus respectivos grupos.
Senão vejamos: Folia, Sabiá (duas gigantes hoje em dia), Império e Magnólia (estas duas últimas crescem ano à ano, desde que eram blocos; cada vez melhores.) foram, sem dúvidas, as melhores do Grupo Principal. Fora as reclamações de costume, ninguém em sã consciência pode falar nada do título da Folia. Levou o "caneco", bem levado e parabéns. Ponto. A Souza, como já era esperado "mandou" no desfile do Acesso, na contagem mais complicada das apurações, tendo ainda, inclusive, Escola reclamando. Quanto ao título, sem nenhuma dúvida, parabéns à Souza. Ponto.
No Grupo Especial de Enredo (O que seria isso ? Bloco de Enredo é bloco de enredo e Escola de Samba é outra coisa. Quem é verdadeiramente Escola tem que ir para o Acesso) tanto podia dar Combinado quanto podia dar Garra de Ouro (Atenção: são escolas de verdade). Deu Combinado. Festa no Caramujo, parabéns. Ponto.
Por falar em prêmios, senti falta de uma premiação - talvez a Cadência da Bateria faça isso em seu troféu e, se não fizer, eu faço aqui a minha menção honrosa -, à G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango que, me parece atualmente, verdadeiramente, uma das grandes incentivadoras e parceira do carnaval da cidade. É incrível o número de materiais (diversos) pertencentes à verde e branco do Cubango e utilizados em seus carnavais que são doados, cedidos, reciclados e revividos pelas Escolas da cidade em seus carnavais. Sem falar no material humano mas, aí é outra história... A festa acabou, os prêmios estão aí e a gente espera, sinceramente, que 2016 não seja igual a este que passou. Seja melhor. Inclusive, que a contas das Escolas e da UESBCN sejam averiguadas com o rigor necessário que se deve ao dinheiro público. Que se concertem os erros e que o carnaval de Niterói perca esta máscara insistente de "eterna revitalização" e se torne um espetáculo que caminhe em direção ao que já foi - não é fácil - pois, revitalizado já está. Não se quer ouvir mais desculpas, não se aturam mais erros. Parabéns, guerreiros do samba. Que venha 2016!
_________________________________________________________________________________
Eduardo Poeta (por ele mesmo):

"Sou da Jonathas, acesso ao "Abacaxi" mas, comecei no Bugres do Cubango. Fui ritmista, empurrador de carro alegórico, diretor de Harmonia, desfilei até com camisa de APOIO, seja lá o que for isso. Sei sambar, mané, logo, podia ter sido passista, já cantei samba na avenida mas, sou um péssimo intérprete e, não me chamaram mais; só não fui baiana porque isso não pegava bem na minha época. Também já fui compositor e consegui até ser Tri-campeão na Academia de Niterói (Cubango;uma paixão) e Hexa-campeão na princesa do "Cavalão" (Salve a Mocidade de Icaraí;um grande amor); Sou sambista.Ponto. Agora, já que deixaram, vou tirar uma onda de colunista na CADÊNCIA. Vem comigo!"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015