.

.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Folia do Viradouro escolhe seu hino para 2016 na sexta-feira

A atual campeã do carnaval de Niterói, A Folia do Viradouro escolhe nesta sexta-feira, 13 de novembro, a partir das 22h, em sua quadra, na Rua Mário Viana, o samba que levará para a Rua da Conceição em 2016. Três parcerias se credenciaram para a disputa final. Para Didi, o mais experiente membro da Escola, o processo de escolha do samba é sempre um momento de festa e, ironicamente, de tristeza. "Festa dos vencedores e lamento de quem não verá a sua composição ser cantada durante o desfile. Mas carnaval é assim. Passados alguns dias os outrora adversários estão cantando juntos o samba escolhido entre risadas e abraços", afirma o Diretor que junto com Mangueira responsabiliza-se pela Harmonia e evolução da Folia.

Os três finalistas são os seguintes:

GRUPO - Anderson Lemos, Careca, Diego Nicolau, Gege Fernandes, Juliana Santos, Kokinho Santos, Robson Ramos e Ruan

GRUPO – Maicon Moura, Marquinhos e Wagner Valle

GRUPO - Edu Cigano, Jorge Rã, Kikinho De Santa Rosa, Lilinho, Rosamaria Sant´Anna e Walker

Transmissão - A Cadência da Bateria irá cobrir a final da vermelho e branco com exclusividade e durante o evento disponibilizará nas redes sociais esses momentos de alegria. A festa começa às 21:30 e, segundo os Dirigentes, “não tem hora nem dia para acabar”.

Disputa - Nessa edição, ao contrário dos anos anteriores, a Folia não fez uma convocação maciça para que intérpretes e compositores participassem da disputa e nem tampouco disponibilizou Regulamento detalhado para essa atividade. "Dessa vez preferimos diminuir a divulgação para que pudéssemos cuidar desses interesses mais urgentes, como a remoção dos carros do meio da rua, a manutenção da quadra e o total aproveitamento do que nos restou em termos de material para iniciarmos a confecção da parte estética do Desfile, o que nos preocupa até agora face as indefinições da Prefeitura", explica Márcio Fumaça, Diretor de Carnaval. 

Atrações - Assim como nos eventos de setembro e outubro a Folia do Viradouro promete diversão e lazer na quadra durante a final. Antes da apresentação dos grupos concorrentes haverá show com os pagodeiros do Grupo Sublime Olhar. A convidada dessa edição é a poderosa BATERIA TREME-TERRA, da Mocidade Independente de Icaraí. Os 2 casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira também irão se apresentar. O que tem sido o grande momento dos encontros são as coreografias desenvolvidas pelo renomado coreógrafo Gilliard Pinheiro. Desde abril é Gilliard quem comanda a Ala de Passistas. "O profissionalismo e competência de Gilliard nos tranquiliza e nos enche de orgulho. Profissionais como ele e a sua equipe – o dançarino mantém um grupo coeso ao seu redor e que não abre mão – são daqueles que nunca mais deixarão a Folia do Viradouro. Eles não querem sair e nós, muito menos!", ressalta o diretor Morgado, citando como exemplo o 1º casal de Mestre Sala e Porta Bandeira (Marlon Flores e Manoela Cardoso) e a Comissão de Frente, sob a direção de Tom Barros. "Mesmo não sendo quesito para o desfile, o que fazem em quadra lhes credencia a participar do grupo dos “intocáveis” da Escola", brinca Morgado.  Desde que ingressaram na Agremiação a Comissão de Frente e o Mestre Sala e Porta Bandeira sempre garantiram a Escola a nota máxima de todos os jurados nesses quesitos.

Planejamento - A escola se desdobra para realizar seus eventos de quadra e planejar seu desfile. "Como fazemos há anos, apresentamos a sinopse do enredo na tradicional FEIJOADA 0800 DA FOLIA no feriado nacional de 07 de setembro para, no mês seguinte, comemorarmos nosso aniversário. Tradicionalmente a escolha do samba fica para a primeira quinzena de dezembro. Para esse carnaval resolvemos adiantar esse processo", explica o Presidente Paulo Roberto, o Paulinho.

A Folia do Viradouro, como as demais Agremiações da cidade sentem na pele o descaso com que os desfiles – e o carnaval da cidade como um todo! – vem sendo tratado pelas autoridades responsáveis pela realização da festa. A cada evento são realizadas várias atividades como shows e apresentações de setores da Agremiação e convidados. Neste ano a vermelho e branco inova trazendo os sabores de cada região do país com o tema "De Norte a Sul a FOLIA desvenda os sabores do Brasil".

O Vice-Presidente da Agremiação, Marcelo Serpa, diz que mesmo enfrentando dificuldades para custear os eventos, a credibilidade da Folia contribui para a obtenção de parceiros e apoiadores. "Buscamos enredos originais e que possam apresentar algum retorno aos nossos colaboradores. A divulgação em camisetas, redes sociais, afixação de banners em quadra e a referência expressa a essa colaboração, sempre que possível, traz benefícios para quem nos ajuda a manter o calendário – esclarece Serpa. Os nossos membros também estão apoiando essa postura e os grupos de compositores tem se beneficiado desse modo de gerirmos a Agremiação", conclui, referindo-se ao apoio dado por Lanchonetes, Oficinas, Restaurantes e demais atividades comerciais do entorno que custeiam a gravação de cd´s, confecção de camisetas, doam fogos de artifício e até mesmo providenciam cópias para divulgação dos sambas concorrentes em troca dessa publicidade.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015