.

.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Meu patrono é Ismael Silva

Senhoras e senhores; hoje "entrei numa" de falar de política mas, calma...podem ficar tranquilos e tranquilas que eu não vou aqui fazer "lobby" para nenhuma figurinha carimbada da nossa política, ou partido, ou ideologia. "Cada macaco no seu galho"; "Cada um com o seu cada um...". O meu "papo" é samba. Mas, em tempos de rebuliço popular com as questões políticas, até que o papo, mesmo sem uma cervejinha, “desce bem” . Não acredita? Vem comigo!

Um amigo me disse: "Deixa de ser chato, Poeta; hoje o samba tem patrono!" Pois é...
E a situação do samba de Niterói, em especial, me faz pensar: Que patronato é este?
No caso do samba de “Nikiti” o patronato é político. Aqui não se samba sem que a política esteja envolvida de alguma maneira.

Os episódios lamentáveis que aconteceram com as Escolas de Samba da cidade na questão da devastação de suas alegorias (carros) e adereços em um barracão “público” (um antigo galpão do exército “desativado” que agora vai ser a sede da Guarda Municipal) e, devidamente, ocupado pelos barracões das Escolas, transformando bens privados em lixo e que, dizem as notícias, colocam, inclusive, o próximo carnaval em risco, devem ser esclarecidos mas, convenhamos, algo de muito estranho e muito podre no ar momesco.

Existem alguns motivos e algumas perguntas que nós poderíamos fazer a quem de direito sobre os fatos:

Motivo 1: Insensibilidade total de quem deveria zelar pela cultura popular da cidade, no caso, representada pelo samba.Pergunta: Será que a Neltur é tão insensível assim ou samba não é cultura; e por que a Secretaria de Cultura não está diretamente envolvida no carnaval da cidade; Turismo é cultura?

Motivo 2: Tem gente “jongando pra torcida”.Pergunta: Seria isto uma grande “armação” para que o samba fosse salvo por um messiânico “Salvador da pátria” ou coisa ainda pior?

Motivo 3: Briga política. Pergunta: Prefeitura, Câmara dos Vereadores (dizem por aí que é a real “dona” do carnaval da cidade), Neltur, UESBCN, Presidentes de Escolas de Samba...quem é que manda mesmo no samba da cidade; quem é culpado e quem é inocente nesta história dramática? Ainda não ficou bem claro para a coluna que a Prefeitura da cidade tome uma atitude autoritária, leviana e impopular como esta da “limpeza” do tal “barracão” sem que os outros “poderes” do samba tivessem algum conhecimento ou mesmo alguma suspeita disto.
O “trabalho de limpeza” teria sido realizado por uma empresa prestadora de serviços à Prefeitura, chamada Zadar. De onde partiu a ordem? Com que finalidade a ordem foi dada? A quem pertence esta tal Zadar? Desde quando a Prefeitura “se mete” diretamente com o carnaval? Que eu saiba, a Prefeitura repassa poderes à Neltur, à Câmara dos Vereadores, à UESBCN...ou não é? Quem é que vai bancar este ”rombo” cultural (vou perguntar de novo: E a Secretaria de Cultura?) e financeiro para que o nosso carnaval continue a acontecer? No momento a Prefeitura acena com um novo local “tipo cidade do samba” mas, para receber o que? “Em tempos de “golpismos”...a minha imaginação viaja, assim como o nosso prefeito.

Em 1996, um certo Sr.,que sentava no trono principal da cidade, acabou com o carnaval da cidade e foi-se divertir na Sapucaí, porque lá a propaganda para ele e para a cidade era maior. Mera coincidência?

Eis o X da coluna; eis a essência do meu raciocínio em questão. Nada contra quem ajuda de verdade o carnaval da cidade, político ou não mas, o que fazer daqui por diante com esta ligação tão intensa do samba com a política na cidade? Enquanto eles, politicamente, brigam, o samba agoniza e, desta vez, pode morrer mesmo.

Que os dirigentes de Escolas estejam à altura de suas tradições e dignidades por que não é uma graninha à mais da subvenção que vai tirar o seu “da reta”, não senhor(a). Eu não quero ver vocês saindo na foto errada com as pessoas que estão detonando ou vão detonar o nosso samba. Tá pensando que carnaval é só na Sapucaí? As respostas precisam aparecer, presidente(a)s. As comunidades de vocês, merecem. O meu amigo me disse: “graças a Deus, Poeta; agora o carnaval não tem mais dono” Será? Quem tiver algo mais a acrescentar sobre o assunto, que fale.

Com a palavra...
Viradouro/Santa Rosa, Vila Ipiranga, São Lourenço, Magnólia Brasil, Itaipu/Região Oceânica, Arroz, Chácara, Bernardino, São José, Bonfim, Souza Soares/Santa Rosa, Ilha da Conceição, Sacramento/São Gonçalo, Engenhoca, Cavalão/Icaraí, Santo Cristo/Fonseca, Boaçu, Estado/Centro, Galo Branco/São Gonçalo, Caramujo, Garganta/Largo da Batalha, Bairro de Fátima, Castro/Barreto, Barro Vermelho/São Gonçalo, Buraco do Boi/Maruí, Teixeira de Freitas, Grota/São Francisco, Piratininga e quem mais souber que nós é que somos o samba e o nosso verdadeiro patrono é Ismael Silva.

... e o meu patrono:




CADÊNCIA DA BATERIA O SAMBA EM PRIMEIRO LUGAR


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015