.

.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Feira das Yabás com homenagens a São Jorge e Dia do Choro

Neste domingo, dia 26 de abril, a partir das 13h, acontece mais uma Feira das Yabás. Nesta edição acontecerão homenagens a São Jorge e ao Dia Nacional do Choro, e ainda o batizado do musico PC Castilho que será o novo integrante da banda de Marquinhos de Oswaldo Cruz. O convidado deste mês da roda de samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz é Gabrielzinho do Irajá que trás muitas alegria nas suas composições desde a infância como intérprete, compositor, partideiro e versador do samba de raiz.

Além de música na Praça Paulo Portela, a Feira das Yabás conta com 16 barracas de comidas típicas do subúrbio carioca, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se à Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, são as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de "barraqueiras", as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba , como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste , Norte, Baixada e de todo grande Rio.

Desde 2008 - A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes .

Feira das Yabás é um evento gratuito, realizado na Praça Paulo Portela, em Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015