.

.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eu quero é botar meu bloco na rua!

Em mais uma coluna, nosso Poeta questiona a nomenclatura 'Grupo Especial de Enredo' para o desfile de domingo em Niterói, decreta o Fora de Casa como campeão de blocos e ainda disponibiliza uma pérola da música popular na voz Sérgio Sampaio. 

Confira



Olhando a premiação do último dia 15 de março de 2015 me chamou a atenção um fato inusitado. Adianto que por uma questão de ética e respeito a coluna não questiona  prêmio algum, é claro. Nada disso. Não gosto de citar diretamente agremiações na coluna mas, não há como evitar a minha surpresa pela falta de um prêmio ao melhor bloco de enredo da cidade de Niterói, o G.R.B.C. Fora de Casa. 

Não, não é simpatia demais pelo amarelo e preto do Bairro de Fátima e muito menos "lobby". Aliás,  o Bloco recebeu sim um prêmio pelo desempenho de seu mestre-sala, Cristiano Lopes. Parabéns! Mas, o prêmio “cobrado” pela coluna a esta agremiação é o prêmio de MELHOR BLOCO DE ENREDO DO CARNAVAL 2015 DA CIDADE DE NITERÓI que, não foi dado por minha imaginação e sim pelo júri que o colocou na terceira colocação do Grupo Especial de Enredo, logo após duas Escolas de Samba mas, à frente de outras Escolas de Samba, a meu ver, inclusive, muito merecidamente. O Fora de Casa também é campeão do carnaval. Ou não é?  

Aí é que o assunto complica pois, eu não consigo entender o que seja o Grupo Especial de Enredo e achei a coisa mais complicada ainda quando tomei conhecimento do fim dos desfiles do sábado de carnaval. Eu comecei no samba em um bloco de enredo, o (meu) querido G.R.B.C. Bugres do Cubango e acredito que grande parte dos sambistas também iniciaram a sua paixão pelo samba assim, em um bloco. Eu sei, eu sei...que isto é complicado porque envolve uma série de fatores, principalmente, o repasse da subvenção que é diferenciada para os grupos; sei também que vai ter muita gente torcendo o nariz se tiver que dividir ainda mais o bolo, sei que o regulamento terá que ser alterado e, não estou aqui para propor onerar e nem complicar o carnaval da cidade. Muito pelo contrário. Mas, sei também (e todo mundo sabe) que Escola de Samba é uma coisa, Bloco de Enredo é outra e Bloco de Empolgação/Embalo é uma terceira coisa diferente. 

O raciocínio é o seguinte: se o referido bloco recebeu o mesmo que todas as agremiações do Grupo e conseguiu fazer carnaval para se colocar à frente de Escolas de Samba ele pode ser considerado uma Escola, uma quase Escola, um bloco muito talentoso ou um bloco muito sortudo ? Com a queda de uma Escola do Grupo Principal (embora o regulamento preveja duas) e o acesso de uma Escola a ele, hoje temos 9 (nove) Escolas no grupo e o próprio regulamento (Art. 31º) se refere a "até nove Escolas neste grupo"; No acesso o regulamento  (Art. 31º) prevê "até dez Escolas" e no Grupo Especial de Enredo o regulamento (Art. 31º) fala em até 11 Escolas. Como se vê, não há sequer referência a Blocos no regulamento. E tome complicação...Com o corte de um dos dias de carnaval, o problemão que é para "arrancar" um dinheirinho do poder público, que banca a festa, em tempo hábil e aqueles vários narizes torcidos a que me referi  acima eu, sinceramente, não sei o que farão (Nem tenho que saber; sou apenas colunista; isso é coisa de dirigentes.) mas, sugiro que façam e rápido para corrigir esta aberração (Ainda não esqueci de outras duas aberrações: há dois ou três anos atrás quiseram transformar uma Escola cinquentenária, tradicionalíssima em nosso carnaval em bloco; ano passado, um bloco - que este ano desfilou como Escola -,  ganhou o carnaval de uma Escola de Samba tradicional que voltou como Escola de Samba que, sempre foi. ).  

Ano que vem teremos três ou quatro Escolas no domingo de carnaval ainda junto com os Blocos de Enredo? Não dá pra aumentar um pouquinho os outros grupos de Escolas de Samba? Bloco de Enredo deve ser julgado junto com Escola de Samba?  Quem leva para a avenida apenas um carro alegórico pode ser considerada uma Escola de Samba? O carnaval de Niterói comporta ter apenas Escolas de Samba com três grupos e a extinção dos blocos de enredo?  Pode-se perguntar “um zilhão” de outras coisas, o que não dá mais é para a gente ficar fingindo que é assim mesmo. Não é! Ponto. 

Talvez eu monte até um comércio de bandeiras e me especialize em apenas ficar trocando o bordado do tradicional G.R.E.S. pelo não menos tradicional G.R.B.C.. Vai dar uma grana prêta  mas, por enquanto sou apenas colunista e estou apenas propondo que “a gente fale sério”.  Eu ironizei mas, não quero ninguém por aí ironizando o carnaval de Niterói por conta de bobagens como esta. Já é tempo de se resolver isso, não; ou assim está tudo bem? O carnaval de Niterói merece mais. 

A coluna encerra fazendo uma homenagem e “presenteando com um troféu imaginário” a quem de direito: Alô, Bairro de Fátima; alô, presidente Jorginho do Bairro; alô, G.R.B.C. Fora de Casa! Venham ao palco, porque os  CAMPEÕES DO CARNAVAL 2015 NA CATEGORIA BLOCOS DE ENREDO são vocês. Foi show. PARABÉNS!

Eu quero é botar meu bloco na rua!
Sérgio Sampaio

  

O Regulamento completo foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 13 de novembro de 2014 e está disponível no link: http://www.niteroi.rj.gov.br/downloads/do/2014/11_Nov/13.pdf

_________________________________________________________________________________
Eduardo Poeta (por ele mesmo):

"Sou da Jonathas, acesso ao "Abacaxi" mas, comecei no Bugres do Cubango. Fui ritmista, empurrador de carro alegórico, diretor de Harmonia, desfilei até com camisa de APOIO, seja lá o que for isso. Sei sambar, mané, logo, podia ter sido passista, já cantei samba na avenida mas, sou um péssimo intérprete e, não me chamaram mais; só não fui baiana porque isso não pegava bem na minha época. Também já fui compositor e consegui até ser Tri-campeão na Academia de Niterói (Cubango;uma paixão) e Hexa-campeão na princesa do "Cavalão" (Salve a Mocidade de Icaraí;um grande amor); Sou sambista.Ponto. Agora, já que deixaram, vou tirar uma onda de colunista na CADÊNCIA. Vem comigo!"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015