.

.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tudo "quase" pronto para os desfiles da Rua da Conceição

A montagem da estrutura necessária aos desfiles oficiais de Niterói começou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro. Apenas dois setores de arquibancadas estavam parcialmente executados nesta manhã, quando a reportagem da Cadência da Bateria percorreu a Rua da Conceição. Operários da Prefeitura ainda iniciavam a pintura dos meios-fios. A poda de árvores, importante para não atrapalhar a passagem das alegorias também estava em andamento. Mesmo com pouco tempo para o início da festa, tudo deve ser concluído no prazo visto que a estrutura utilizada é pequena.


Pintura de meio-fio e poda de árvores foram
realizadas na manhã deste quinta-feira

Passarela - Palco do primeiro desfile carnavalesco na cidade em 1946 e da revitalização 50 anos depois, a Rua da Conceição sempre manteve uma forte ligação com o carnaval. Mesmo quando a Avenida Amaral Peixoto e a Vila Olímpica (atual Caminho Niemeyer) recebiam os desfiles oficiais, a Conceição não deixava de 'respirar' carnaval. Vários blocos cruzavam a estreita via, acompanhados por milhares de foliões ou observados por expectadores que enchiam os bares e botecos, principalmente o saudoso 'Bar Municipal', ponto de encontro dos sambistas da época. Mesmo com toda sua vocação para o carnaval, a Rua da Conceição, hoje, limita o crescimento das escolas de samba e do próprio evento. Estreita e sem conforto, principalmente para quem assiste, a 'velha' passarela do samba niteroiense dificulta a evolução dos desfilantes e uma apresentação grandiosa das agremiações.

De tantas tradições no carnaval a Rua da Conceição hoje limita a evolução dos desfiles


Qualidade - Talvez o termo 'evolução' sintetize o atual momento do carnaval. Muito se fala em 'revitalização', que foi uma iniciativa exemplar dos sambistas da cidade, mas que já passou. Pouco mudou nesses anos de retomada. Não se percebe uma qualificação do espetáculo. A visão ainda é a mesma nas décadas de 1970 e 1980, época de ouro do carnaval niteroiense, mas que, infelizmente, ou felizmente, já passou. É necessário qualificar a festa. Exaltar a vocação que Niterói tem para o carnaval, descartar os interesses políticos e valorizar os aspectos culturais e turísticos que este tipo de evento proporciona à cidade.

NA CADÊNCIA DA BATERIA APÓIA A VOLTA DO 2º MELHOR CARNAVAL DO BRASIL

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015