.

.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Império, Tuiuti e Caprichosos se destacam na primeira noite de desfiles na Sapucaí

por Sérgio Soares
________________________________________________________________________

O primeiro dia de desfiles na Marquês de Sapucaí mostrou a revitalização de escolas que já estiveram no Grupo Especial - Paraíso do Tuiuti, Caprichosos de Pilares e Império Serrano, com organização,
imponência e canto forte, foram as melhores. Um enredo confuso e problemas nas alegorias tiraram o brilho da Porto da Pedra, que também teve pontos altos. Já a Cima da Hora, Unidos de Bangu e Parque Curicica, com alas sem fantasia e alegorias danificadas, acabaram se tornando fortes candidatas ao rebaixamento. Resta saber se as melhores do primeiro dia irão suplantar as
'favoritas' Estácio, Império da Tijuca e Unidos de Padre Miguel, que vão desfilar logo mais e que conseguiram administrar mais recursos para a preparação de fantasias e alegorias nos barracões.

A seguir, o jornalista Sérgio Soares analisa cada escola que se apresentou no primeiro dia de desfiles na Marquês de Sapucaí.

Unidos de Bangu - Havia muito expectativa para a apresentação da escola, que teve ascensão vertiginosa após ser reativada há dois anos, depois de enrolar bandeira em 1988. Mas a responsabilidade de abrir os desfiles pesou. A agremiação prometia força e grandiosidade na
presentação do enredo sobre a história dos principais impérios da humanidade. Na concentração, dois carros danificados eram o prenúncio de que a estreia na 'Série A' não seria das melhores. Muitas fantasias, como a das baianas, só chegaram à Marquês de Sapucaí na concentração. Para piorar ainda mais a situação, muitos componentes desfilaram com indumentárias inacabadas. Os sambistas da Zona Oeste devem torcer muito pela permanência na Série A.

Em Cima da Hora - Um desastre. Havia muita expectativa sobre a apresentação da escola, que já foi da elite do samba e que é detentora de uma das mais belas canções já apresentadas na Marquês de Sapucaí no enredo "os Sertões". A escola prometia surpresas na exposição do tema sobre a influência da Cultura árabe no Rio de Janeiro. Mas o que se viu foi uma apresentação confusa e desorganizada. quase todas as alas apresentaram fantasias inacabadas. Em algumas não havia nenhuma indumentária. Se não houver nenhuma 'gafe' semelhante nos desfiles de hoje, é, por enquanto, a mais forte candidata à Série B em 2016.

Império Serrano - A noite começou a melhorar com a apresentação da verde e branca de Madureira. Através de "O Caminho da fé", a escola trouxe as demonstrações religiosas. A 'proteção' de anjos, santos e orixás deram o tom da boa apresentação, embalada pelo samba do veterano Arlindo Cruz. A escola foi a primeira a arrancar do público os gritos de "é campeã".

Paraíso do Tuiuti - junto com a Império, teve passagem marcante e deve disputar as primeiras colocações. As aventuras de Hans Staden, um alemão que fez duas viagens ao Brasil no século 16, na época do colonialismo, foram mostradas com personalidade e organização. Apesar de ser um enredo histórico, não faltou criatividade e ousadia no desfile. Uma das alegorias que mais chamou a atenção foi a reprodução do canibalismo dos tupinambás, em que um homem era 'comido' e outro 'cuspido'.

União de Parque Curicica - O enredo, em homenagem a Arlindo Cruz, Martinho da Vila e Monarco, sugeria uma apresentação convincente, após a passagem da Império e da Tuiuti. Mas a qualidade ficou apenas no bom samba entoado por Ronald Ylê. Repetindo os mesmos problemas da Unidos de Bangu e da Em Cima da Hora, a escola levou alas inacabadas, se credenciando a ficar na parte de baixo da colocação.

Porto da Pedra - A correria e o improviso nos barracões - decorrentes da falta de recursos - já eram prenúncio de que o 'Tigre' precisaria se superar para fazer bonito na primeira noite de desfiles. A imponência do abre alas, um carro acoplado com um grande Tigre fazendo movimentos na boca, cabeça e em uma das patas, era o prenúncio da superação, que acabou não se consumando a seguir. A escola trazia um enredo sobre as variadas formas de energia, mas ironicamente, houve falta de luz nos dois carros seguintes. Mas também houve pontos altos, como o canto forte, o bom samba entoado pelo veterano Anderson Paz e a comissão de frente.

Caprichosos de Pilares - A azul e branca parece estar voltando aos bons tempos de Grupo Especial. Com o habitual humor e sem papas na língua, a escola mostrou as diferentes formas do comércio informal, como o dos camelôs. Escorredores de macarrão e baldes foram usados par compor fantasias e provocaram grande efeito. Como a Império e a Tuiuti, a escola pode sonhar, por enquanto com as primeiras colocações, mas ainda falta uma noite e a apresentação de mais oito candidatas.

Aguardemos...
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015