.

.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Batistão leva os pampas para a Conceição

A Banda Batistão vai homenagear o Rio Grande Do Sul no domingo de carnaval na Rua da Conceição. O enredo “BAH GURI INSPIRA O MEU SAMBA, SOU BATISTÃO, SOU GAÚCHO, SOU PAMPA TCHÊ”, de autoria do carnavalesco Renan Barros, vai mostrar aos niteroienses uma região conhecida por seus vinhos, pelo chimarrão, churrasco e de um povo valente e apaixonado por futebol. "Tudo temperado com muita alegria, nossa marca registrada", disse André Quintanilha, um dos intérpretes da escola, à Cadência da Bateria.

Descontração - De fato os sambistas do Barreto sempre  proporcionam desfiles alegres e descontraídos no Carnaval de Niterói, e pelo teor da sinopse e da letra do samba desta vez haverá uma dose de irreverência. Este ano o Batistão será a quarta escola a desfilar no domingo de carnaval pelo Grupo Especial de Enredo. Nos anos anteriores a escola optava em abrir os desfiles de seu grupo.

Confira o samba e sinopse da Banda Batistão para o Carnaval 2015:



COMPOSITORES: Luiz de oliveira, Mocotó e Dejair
INTÉRPRETES: Fernando César e André Quintanilha

OH! RIO GRANDE SUL
DOS PAMPAS A HERANÇA DOS GUERREIROS
SEUS CAMPOS VERDEJANTES FAZ SONHAR
HISTÓRIA DESSE POVO VERDADEIRO
GAUCHO DE HOMBRIDADE E VALENTIA
NAS MISSÕES DOS JESUÍTAS
SETE POVOS VI CRIAR
CIDADES QUE ATÉ HOJE ANUNCIAM
QUE A REVOLTA FARROUPILHA
NESSE CHÃO SE FEZ MARCAR

SE TEM UVA, TEM VINHO AMOR
VEM PRA FESTA DESFILAR
DE BOMBACHA E CHIMARRÃO
VOU LEVAR A MINHA “PRENDA”
HOJE TEM COROAÇÃO


GAÚCHO DE PELOTAS “REFINADO”
NA EUROPA FOI FORMADO
MAS ÉS MACHO SIM SENHOR
“ABRINDO AS PORTEIRAS” PRA CULTURA
NESSE ENREDO QUE MISTURA SEU PASSADO E SEU VALOR
EXPLODE MEU “ESTADO DE ALEGRIA”
NAS ARENAS VAI “VIBRAR” O FUTEBOL
PREPARE A CAMISA, EU TÔ NA TORCIDA (É DOMINGO)
TEM CHURRASCO E TEM “GRENAL”

OLÁ, BAH TCHÊ... É BAT SHOW A BATERIA
OLÁ, Ô TCHÊ... O BATISTÃO É CARNAVAL É ALEGRIA


SINOPSE

“BAH GURI” INSPIRA O MEU SAMBA, SOU BATISTÃO, SOU GAÚCHO, SOU PAMPA “TCHÊ”.

Ser gaúcho é uma dádiva, viver nessa terra de guerreiros por natureza não tem coisa igual. Dizem que o sol nasce para todos, mas parece que ele brilha com mais vontade nessas terras com lindos campos verdes. Alguns dos costumes mais tradicionais dos Gaúchos como o churrasco e o chimarrão são heranças indígenas dos Guaranis, primeiros habitantes dos Pampas e se torna fundamental para a compreensão da história do Rio Grande do Sul. Gaúcho de verdade tem amor por sua terra, exalta a coragem dos seus ancestrais zela por sua liberdade com a própria vida e tem orgulho de ter nascido Gaúcho. Foram atribuídos a esse povo predicados múltiplos como hombridade, valentia, espírito de luta e ser indomável. Existem expressões muito utilizadas pelos gaúchos, sendo “bah”, diminutivo de barbaridade e “tchê”, palavra herdada dos indígenas, que significa "meu". Seria como dizer: Mas que barbaridade meu!

Depois dos índios, os Jesuítas espanhóis com suas missões criaram Os Sete Povos, que foram fundados na derradeira onda colonizadora jesuíta na região. Os Sete Povos fazem parte de um importante capítulo da história do Rio Grande do Sul. Deram origem as 7 cidades mais prósperas do Rio Grande do Sul e foram tema para a formação de um grande folclore regionalista de tom heróico. Além da Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Uruguai e Argentina deixaram fortes laços e costumes na cultura do Rio Grande do Sul.

O povo Gaúcho se destaca por reverenciar e preservar sua cultura. O mês de setembro tem grande importância por relembrar os fatos da Revolução Farroupilha, marco da história e da formação política da sociedade, hoje chamada Rio Grande do Sul.

A Festa da Uva também é uma tradição que remonta aos inícios da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros imigrantes era hábito uma, certa reverência à terra e à colheita, como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento. "Benditos frutos que me deram vida e com ela a eterna missão." Essa celebração, mais que especial, ocorre em Caxias do Sul. "Saboreiem do amor tudo que um homem sóbrio saboreia do vinho, mas não se embebedem."

E o "gaúcho de pelotas"? Pelotas nasceu como uma tentativa russa de montar um pólo produtor de vodka no hemisfério sul e assim construíram e fizeram funcionar a usina. O crescimento da região foi inevitável e com isso, todos que trabalhavam nesta usina tinham totais condições de investir em seus filhos, enviando-os pra estudar na Europa, principalmente em Paris. Quando voltavam formados para a cidade natal, esses não eram bem vistos pelos demais gaúchos por terem adquirido educação refinada, o que gerou em todo Brasil desde então o que preferimos chamar de “humor” levando em consideração que o gaúcho é muito macho sim senhor.

O futebol gaúcho, é muito bem representado no Brasil, mas os times de maior destaque são Internacional e Grêmio, reconhecidos como dois gigantes do futebol Brasileiro e que dão verdadeiro espetáculo de gritos, cores e coreografias nas arquibancadas e show no duelo dentro de campo conhecido mundialmente por GRENAL.

“Povo que não tem virtude acaba por ser escravo” e que “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra."

Carnavalesco: Renan Barros
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015