CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Pingo d´Água reedita enredo campeão do Cubango

Hugo com a porta-bandeira Paula Regina e a elegante Kátia Bombom
Um dos grandes enredos do Acadêmicos do Cubango, voltará à avenida em 2015. "Sapucaia Oroca", enredo de Ney Ferreira, um dos fundadores do Cubango, hoje presidente do Conselho Soberano da verde e branco, apresentado na Avenida Amaral Peixoto em 1977, será reeditado pela escola gonçalense Pingo d´Água. "Após uma reunião com o Ney, a Pingo d´Água resolveu prestar uma homenagem à família dos compositores Coutinho e Betinho", disse o presidente do Pingo d´Água, Hugo Camburão, parceiro da dupla no samba de 1977.

Memória - Integrante do Grupo Especial do carnaval de São Gonçalo, a Pingo d´Água vai relembrar o samba que marcou o tricampeonato do Cubango, numa série de títulos que daria a verde e branco da Travessa Viana o inédito pentacampeonato em 1979. "Queremos fazer um carnaval para marcar época em São Gonçalo", vibra o presidente/compositor Hugo Camburão.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Primeira mão: Folia do Viradouro divulga enredo 2015

Atual vice-campeã do carnaval niteroiense, a Folia do Viradouro definiu na noite desta quinta-feira, 24 de julho, seu enredo para o carnaval 2015. Como a Cadência da Bateria já havia adiantado a escola de Santa Rosa abordará um tema afro. "BATUQUES E MISTÉRIOS: a Folia e Niterói exaltam a Mãe África", é o título do enredo que será desenvolvido por uma comissão de carnaval. O desfile será dividido em 4 setores, e ressaltará a figura do negro para o desenvolvimento nacional, em especial, Niterói.

Sinopse - A entrega da sinopse e regulamento para escolha do samba acontecerá no dia 31 de agosto. Já a apresentação dos concorrentes será em outubro, dia 12. Antes, porém, serão marcadas duas datas para que os compositores, caso haja interesse, apresentem as prévias de suas obras e verifiquem se todos os elementos importantes e obrigatórios do samba enredo se encontram na letra.

Comissão - O grupo de pessoas que terá a responsabilidade de organizar o carnaval da Folia em 2015  já se reúne desde meados de junho para traçar os planos de desfile. Segundo informações da diretoria da escola os nomes dos integrantes da comissão serão divulgados em breve, bem como seus cargos e funções. Na próxima quinta-feira, 31 de julho, a Presidência reúne todos os setores da agremiação para divulgação de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos meses visando o carnaval de 2015. O encontro acontece às 20h no Bar BOTECO, Rua Dr. Mario Vianna, 837 (em cima do depósito Sant’anna).

Folia quer soltar o grito de campeã como em 2012
Memória - Desfilando há sete carnavais no Grupo Principal, a Folia do Viradouro sempre figurou entre as primeiras colocadas. Além do título de 2012, a vermelho e branco conquistou por quatro vezes o vice-campeonato, obtendo ainda um terceiro e um quinto lugar. Para este ano a expectativa é pelo título. "Estamos trabalhando duro desde junho para fazermos o desfile de 2015 o nosso melhor momento. Somos uma escola jovem, com poucos desfiles, mas ótimos resultados. Queremos ser campeões novamente e nesse carnaval (2015) viremos melhores, maiores e mais bonitos que todos os outros que fizemos", ressalta o confiante Presidente Paulo Roberto, em entrevista à Cadência da Bateria.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Alegria da Zona Norte divulga sinopse 2015

Campeã do grupo de acesso em 2014, a Alegria da Zona Norte quer botar todo mundo para dançar na sua estreia no Grupo Principal do carnaval de Niterói. Esta semana a escola divulgou a sinopse do enredo para o carnaval 2015. "Baila Comigo: O swing do Brasil, na Alegria de dançar!", é o título do tema desenvolvido por Dynho Fernandys. Na apresentação do enredo, Dynho define a dança como formação cultural, social e transcendental de um povo. O corpo  buscando movimentos, sensações, quebrando limites. 

Os compositores interessados em participar da disputa de samba na escola do Fonseca devem entregar suas obras no dia 9 de agosto, impreterivelmente. Confira a sinopse completa.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Viradouro inova ​para compor hino 2015​

Sucessos do compositor inspiram Viradouro
Na noite desta segunda-feira, 21 de julho, o presidente Gusttavo Clarão e o diretor de carnaval Wilson Polycarpo, se reuniram na quadra da Unidos do Viradouro com a ala de compositores da agremiação para a definição da escolha do hino que a escola irá levar para a avenida em 2015.

Com um enredo que irá narrar a trajetória do negro no Brasil, baseado nas músicas “Nas veias do Brasil” e “Por um dia de graça” do compositor Luiz Carlos da Vila, a direção resolveu não realizar a tradicional disputa de samba. Segundo Gusttavo Clarão, a Viradouro irá fazer uma adaptação das duas músicas do compositor que servirão de base para o desenvolvimento do enredo. "São duas letras maravilhosas e que  fizeram história através de cantores renomados como, Beth Carvalho, Simone , o próprio Luiz Carlos da Vila entre outros. Já estamos  em fase de conclusão dessa  adaptação  e acredito que iremos abrir o carnaval de 2015 surpreendendo", informou  o presidente.

Mesmo sem disputa, os compositores da vermelho e branco, participarão de  um concurso de samba com o tema África. Os compositores terão total liberdade para  escolherem o tipo de samba que querem fazer ( de roda, de quadra, enredo, etc). "Nossa única exigência é que tenha a temática Afro.  Fizemos uma parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de Niterói e iremos apoiar o “Encontro Niterói com a África” idealizado pela prefeitura da cidade para 2015", disse Polycarpo.

O diretor informou ainda que  o concurso deverá acontecer a partir do mês de outubro. Disse também que os 10 classificados para final irão participar da gravação de um CD para divulgação das obras. Além disso, os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro.  Também será premiado o melhor intérprete. As parcerias precisam ter no máximo três compositores.

Para outras informações os interessados devem procurar  Paulo Cesar Portugal, presidente da ala de compositores  na quadra da Unidos do Viradouro.


O carnaval de 2015 será o retorno da Unidos do Viradouro ao Grupo Especial. A escola  será a primeira  entrar  na avenida  com o enredo : “ Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”, desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Escola de mestre-Sala e Porto-Bandeira comemora 24 anos

Mestre Dionísio, idealizador do projeto que é referência do carnaval
Na última quinta-feira, 17 de julho, Manoel dos Anjos Dionísio, conhecido por todos como "Mestre Dionísio", bailarino que enveredou pelo mundo do Carnaval em 1955 pelo Acadêmicos do Salgueiro, comemorou 24 anos de um sonho realizado. Em 1990 implementou o ensino do bailado dos casais para as escolas de samba e blocos carnavalescos. Não apenas um projeto de dança. A iniciativa foi além e hoje transforma sonhos em realidade. Casais que iniciaram desde pequeninos na escola são os defensores do maior símbolo que uma agremiação carnavalesca pode ter, seu Pavilhão.

Lins Imperial inicia obras em sua quadra.

A SRES Lins Imperial está vivendo um novo momento. Esta semana, uma das notícias mais esperadas pela comunidade foi anunciada. No dia 24 de julho terá início a obra para implantação da cobertura da quadra de ensaios. "Não poderíamos estar mais felizes. É uma notícia maravilhosa e que lutamos muito para acontecer. Todos estão vibrando muito. A comunidade, a diretoria, segmentos, todos. Isso vem nos dar ainda mais força para realizarmos um belo Carnaval em 2015. Agradecemos a todos que tem nos ajudado e torcido por nós. Estamos trabalhando a todo vapor. Podem aguardar que a Lins Imperial vai dar trabalho no próximo Carnaval ", vibra o vice-presidente da Lins, Jorge Torresmo. Outras informações no site oficial da escola, www.linsimperial.com.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

União das Escolas de Niterói tem novo presidente

André comanda a Uesbcn nos próximos 5 anos
Dez anos após sua criação, a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), entidade responsável pela organização dos desfiles oficiais na cidade, escolheu um novo presidente. A única chapa inscrita para o pleito, liderada por André Nogueira, foi aclamada vencedora para um mandado de cinco anos. A eleição foi realizada no Fluminense Atlético Clube na noite da última terça-feira, 15 de julho. André substitui Ito Machado que esteve à frente da entidade desde 2005.

Participação -  Segundo André, a diretoria começa a trabalhar desde já visando a elaboração do plano de desfiles para o Carnaval de 2015, em conjunto com as autoridades do governo municipal. "Vamos trabalhar em prol de uma gestão participativa entre as nossas filiadas e autoridades, para que tenhamos mais uma vez um carnaval de qualidade", afirmou o novo presidente da União.

Diretoria - Além do diretor-presidente André Nogueira, a diretoria da Uesbcn tem os seguintes componentes: Nei Ferreira (vice-presidente), Enézio da Fonseca (diretor Financeiro), Janete Vieira (diretora do Departamento Feminino), Sérgio Soares (diretor de Comunicação) Paulo Addad (presidente do Conselho Deliberativo), e Luciano Deodato e Fábio Santiago liderando o Conselho Fiscal.


Planejamento - Nos próximos dias o presidente André Nogueira se reúne com representantes da empresa Niterói, Esporte, Lazer e Turismo (Neltur) para fazer o planejamento da festa e decidir se ela será mantida na Rua da Conceição ou será realizada em outro local.   

terça-feira, 15 de julho de 2014

Acadêmicos de Madureira tem novo presidente

Sérgio Ricardo comanda a escola
Fundada em abril de 2013, o Acadêmicos de Madureira se prepara para desfilar no grupo de avaliação da Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, em 2015. Para o comando da agremiação assume Sérgio Ricardo, em substituição ao ex-presidente Josimar, que por motivos particulares será Presidente de Honra.

Trajetória - Sérgio Ricardo começou sua trajetória no samba, no bloco Independente de Inhaúma e passou vários anos na direção de harmonia da Unidos do Jacarezinho junto com Toby,  o que lhe rendeu uma vasta experiência. Atualmente faz parte do quadro de harmonia da Unidos de Bangu, Império Serrano, Lins Imperial, entre outras. "Queremos fazer um desfile bonito e alegre, mas acima de tudo mostrando que não viemos para brincar de fazer samba, mas para somarmos com o nosso Carnaval, com um trabalho de qualidade. Temos a intenção de realizar no futuro projetos sociais, eventos e criar oportunidades para os componentes da escola desenvolver atividades diversas. Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas estamos dispostos à enfrentar este desafio”, explicou o novo presidente.


Quadra – A escola já dispõe de um espaço em Madureira, para transformá-lo em uma quadra. “Agradeço a todos que tem nos ajudado muito, amigos, comerciantes, sambistas, patrocinadores e em especial, ao nosso Presidente de Honra Josimar, por depositar sua confiança em meu trabalho, enfim, a todos que abraçaram a nossa causa. E aproveito para convidar a todos do mundo do samba para acompanhar nossa caminhada e torcer por nós”, esclarece Sérgio Ricardo.

União das Escolas de Niterói define sua nova diretoria

A Uesbcn (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói), entidade responsável pela organização dos desfiles carnavalescos da cidade, escolhe nessa terça-feira, 15 de julho sua nova Diretoria Executiva. Terão direito a voto os representantes das agremiações filiadas à entidade. Os eleitos terão direito a um mandato de cinco anos e deverão iniciar já o trabalho de construção do plano de desfiles para o Carnaval de 2015 quando serão completados dez anos da retomada do evento.

Memória -  A União das Escolas de Sambas e Blocos  Carnavalescos foi criada em 2005, com objetivo de reativar a passagem de escolas de sambas e blocos pelo Centro de Niterói. O primeiro desfile, aconteceu um ano depois na Rua da Conceição, onde se mantém até hoje. No último Carnaval, houve a apresentação de 35 agremiações, entre escolas e blocos.   

quinta-feira, 3 de julho de 2014

NELTUR abre inscrições para concurso que vai escolher a Corte Momesca niteroiense do carnaval 2015

Na Cadência da Bateria
A partir do dia 7 de julho A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – começará a receber as inscrições para o Concurso de Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval 2015 de Niterói. 
Na Cadência da Bateria
Responsável pela estrutura e organização do evento, a Neltur promete realizar uma eleição digna da realeza, onde estará presente a nata do samba niteroiense na quadra da Unidos do Viradouro, no dia 18 de setembro deste ano. Na Cadência da Bateria

Pré-requisitos - Os candidatos à Corte Momesca deverão ter muito samba no pé, beleza e simpatia, além de disposição para representar a cidade nos seus tradicionais eventos, ser morador do Estado do Rio de Janeiro e ter no mínimo 18 anos de idade. Os eleitos receberão individualmente a premiação em espécie, sendo R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o Rei Momo e a Rainha e, R$ 2.500,00 para a 1ª e 2ª Princesas.
Na Cadência da Bateria
Outras informações - Os interessados deverão apresentar-se na sede da Neltur (Estr. Fróes 773 – São Francisco – Niterói), até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, levando os originais e cópias do RG, CPF e do comprovante de residência, além de uma foto 3X4 e outra foto de corpo inteiro medindo 10X15. A ficha de inscrição está disponível no site www.niteroiturismo.com.br e mais informações podem ser obtidas através do 0800 282 7755.
Na Cadência da Bateria
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015