.

.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Grupo dos 15 divulga sinopse do enredo para 2015

Última escola a desfilar pelo Grupo Principal de Niterói no próximo carnaval, o Grupo dos 15 optou por um enredo que aborda as riquezas do Brasil. Entretanto o tema não se limitará à natureza. Nossa cultura e esporte também serão lembrados. O enredo, 'Meu Brasil Brasileiro. O Grupo dos 15 mostra nossas riquezas', é de autoria do carnavalesco Alexandre Barbosa que está de volta à escola que o projetou no carnaval de Niterói. A data limite para entrega das obras (5 cópias das letras e 1 CD) foi adiada para 4 de outubro em função das eleições na escola. Os sambas concorrentes se apresentam no dia 18 de outubro.



Confira a sinopse do enredo:




GRUPO DOS 15 - Carnaval 2015
 'Meu Brasil Brasileiro. O Grupo dos 15 mostra nossas riquezas'

INTRODUÇÃO:
O GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DA SAMBA GRUPO DOS 15; para o Carnaval de 2015, FAZENDO 15 ANOS DE HISTORIA, convida a todos para VIAJAR NO NOSSO ENREDO, NA HISTORIA DO BRASIL, de certa forma PRESERVAR, e RATIFICAR NOSSAS MARAVILHAS E NOSSAS RIQUEZAS!

“SOMOS UM PAÍS CHEIO DE ENCANTOS! Acredito que muitos de nós BRASILEIROS não conhecemos grande parte do que temos no País e mais, os seus VALORES. Somos um dos maiores exportadores, ADMIRADOS EM TODO MUNDO POR NOSSAS BELEZAS NATURAIS!”
O BRASIL é o 5º maior país do mundo em território e em população. Possui A MAIOR FLORESTA TROPICAL, A MAIOR BIODIVERSIDADE, A MAIOR RESERVA DE ÁGUA DOCE SUBTERRÂNEA cujos estudos indicam que abasteceria por 20 anos a população mundial; O MAIOR RIO EM VOLUME E EM EXTENSÃO, A MAIOR BACIA HIDROGRÁFICA, possui a 9ª MAIOR EMPRESA DE ENERGIA (segundo o site Último Segundo) e a MAIOR EMPRESA DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS, a melhor instituição financeira em tecnologia, a 10ª maior economia (segundo o Banco Mundial), o 8º maior PIB (segundo o site Global Times), um litoral extenso, lindo e com ÁGUAS QUENTES e ainda é um País com CONDIÇÕES DE CLIMA FAVORÁVEIS AO TURISMO, à vida e ao CULTIVO, ONDE CRESCE QUASE TUDO O QUE SE PLANTA. O MAIOR EM RIQUEZAS NATURAIS, MINERAIS, TALENTOS NA MUSICA, E NO FUTEBOL! E MUITO MAIS! UFA!!! ISTO É BRASIL!
De uma forma clara e resumida queremos MOSTRAR, VESTIR, ILUSTRAR um CONJUNTO DE RIQUEZAS do Brasil para o Mundo. O BRASIL! Um País cheio de problemas sim, como existem também em outros Países! Mas a ideia é destacar a alegria de viver, esta força de vontade do Brasileiro sua FÉ e a ESPERANÇA! Então vamos às qualidades, maravilhas e riquezas em vários seguimentos, cujos destaques são: A FAUNA, A FLORA, A AGRICULTURA, A MINERAÇÃO, A MUSICALIDADE, A CULTURA, O FUTEBOL O CARNAVAL! Que desafio, mostrar esta rica historia! Com orgulho de ser Brasileiro!

FLORA E A FAUNA:

“Antes mesmo do descobrimento pelos Europeus - alcançado por uma expedição Portuguesa -, em 1500, o território que hoje é chamado de BRASILera habitado por INDÍGENAS e os mesmos já conheciam muitas coisas!"

São as RIQUEZAS NATURAIS nos maiores BIOMAS: AMAZÔNIA, CERRADO, MATA ATLÂNTICA, CAATINGA, PAMPA e PANTANAL.  BIOMAS AMAZÔNIA e MATA ATLÂNTICA MUNDO DAS ÁGUAS, Amazônia ocupa 49,29% do território brasileiro. São 4,1 milhões de km², que abrigam mais de um terço das espécies da FLORA E DA FAUNA catalogadas no mundo. JEQUITIBÁS-ROSA (que podem chegar a 40 metros de altura e quatro de diâmetro), IPÊS e PAU-BRASIL fazem sombra a vários espécimes alguns  até em extinção, tais como: MICOS-LEÕES, LONTRAS, ONÇAS-PINTADAS, ANTAS, ARARAS AZUL,VEADOS, COTIAS E OUTROS... Cenários ainda possíveis na Mata Atlântica, que, quando os portugueses chegaram ao Brasil, se estendia por 1,3 milhão de km². Restam hoje 7% da área original. A Amazônia é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, como PATRIMÔNIO AMBIENTAL DA HUMANIDADE. O segundo bioma citado, a MATA ATLÂNTICA, ainda é FONTE DE DESCOBERTAS de NOVAS ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS. 

O CERRADO, o 2º maior bioma brasileiro, que se estende por dez estados e é rota de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Tocantins, São Francisco e Prata. Além de uma importante diversidade de micro-organismos, acolhe mais de 700 ESPÉCIES DE AVES, cerca de dez mil espécies de plantas, 180 espécies de répteis, mais de 190 mamíferos, mil espécies de borboletas, só para citar alguns exemplos da riqueza da biodiversidade ali embutida. 

Nesta época, despois de explorar as terras, nomearam de ciclo do PAU-BRASIL o período em que essa madeira foi a PRINCIPAL RIQUEZA explorada na colónia. Mais tarde, com o estabelecimento da agricultura, iniciaram-se a lavoura da CANA DE AÇÚCAR e a construção dos engenhos. Com essa NOVA RIQUEZA, o CICLO DO AÇÚCAR SUBSTITUIU o do PAU-BRASIL. O PAU-BRASIL tinha por utilidade principal tingir tecidos, mas o empregavam também em construção e na fabricação de móveis. Os ÍNDIOS, que conheciam suas propriedades corantes, deram-lhe o nome de IBIRAPITANGA, em TUPI que significa MADEIRA VERMELHA. Durante o período colonial tiveram os índios importante papel na exploração dessa árvore. Cabia-lhes o trabalho da derrubada, do corte e do transporte dos toros que eram depositados nas feitorias e depois embarcados para a Europa. O PAU-BRASIL era encontrado desde CABO FRIO ao RIO GRANDE DO NORTE. Por isso, em alguns mapas da época essa parte do litoral Brasileiro aparece com o nome de COSTA DO PAU-BRASIL.


O principal produto agrícola da colónia foi a CANA-DE-AÇÚCAR. Originária da Ásia foi cultivada na ILHA DA MADEIRA. Sabe-se, contudo, ter sido plantada, em São Vicente, em 1533, associado a negociantes estrangeiros, iniciou a construção de um engenho. Foi, porém, em PERNAMBUCO, onde encontrou SOLO FAVORÁVEL, o MASSAPÉ, que a LAVOURA CANAVIEIRA tomou grande desenvolvimento. Surgindo então OS SENHORES DE ENGENHO, nobres, vivendo em grande luxo, respeitado e obedecido pelos escravos e colonos que residiam em seus domínios para este plantio e colheita.
Das plantas indígenas as principais eram o MILHO e a MANDIOCA. Da MANDIOCA faziam os Tupis uma farinha que se tornou de uso comum na alimentação do povo Brasileiro.
Outra planta indígena era o FUMO, chamado pelos colonos ERVA-SANTA, Seu uso era proibido aos Cristãos e o donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, foi publicamente censurado pelo bispo D. Pêro Fernandes por ter o vício de fumar. Os índios, porém, fumavam sob a forma de cachimbo ou charuto e essas duas modalidades do vício, acrescida depois pela do cigarro, acabaram por triunfar no mundo todo.
Também o ALGODÃO é planta indígena importante, pois deu origem a um ativo comércio e, ainda hoje, é uma das grandes riquezas do Brasil.
Ainda podemos citar outros, que tiveram seus papeis fundamentais na historia e com grandes destaques,  tais como: CAFÉ, SOJA, TRIGO ETC...

RIQUEZAS MINERAIS:

O DESCOBRIMENTO DE OURO EM MINAS GERAIS deu origem a muitas cidades, como CAETÉ e VILA RICA, atualmente OURO PRETO. Também foi descoberto OURO em MATO GROSSO, GOIÁS e BAHIA. O METAL PRECIOSO era procurado entre os cascalhos, nos leitos dos rios, utilizando-se a BATEIA, espécie de peneira de origem africana. Também foi encontrado ouro nas rochas, mas  a sua exploração já é mais difícil, pois, para acompanhar o filão ou veio pelo interior da terra, é necessário abrir galerias e poços. Ainda em Minas descobriram-se os primeiros DIAMANTES, A atual cidade de DIAMANTINA teve origem no Arraial de Tijuco, onde essas PEDRAS RARAS eram encontradas.

Carvão, Xisto, Ferro, Outros Metais.

Muito outros metais são encontrados no Brasil: o MANGANÊS, o COBRE, o CHUMBO, a BAUXITA, o OURO e o URÂNIO.
O Brasil já teve o MAIOR GARIMPO A CÉU ABERTO DO MUNDO localizado NO CORAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA, o GARIMPO DE NOME DE SERRA PELADA. Recebia homens todos os dias com suas picaretas e pás para EXPLORAÇÃO DO OURO. Milhares de homens trabalhavam na MINERAÇÃO; usavam o mercúrio para localizar o ouro. O mercúrio contaminava a água e também intoxicava os garimpeiros que com o passar do tempo muitos morreram pela contaminação.
As RIQUEZAS MINERAIS do Centro-Oeste são ainda mal conhecidas, mas mesmo assim a região se projeta como possuidora de excelentes reservas de FERRO, MANGANÊS, NÍQUEL, CRISTAL DE ROCHA, OURO e DIAMANTE. No Sul, destaca-se o CARVÃO MINERAL, o CAULIM, matéria-prima que abastece fábricas de azulejos e louças, a argila e o petróleo, explorado na plataforma continental. No Norte baseiam-se na prospecção e extração de minerais metálicos, como OURO, DIAMANTES, ALUMÍNIO, ESTANHO, FERRO, MANGANÊS e NÍQUEL na Serra do Navio.

OUTRAS RIQUEZAS:

A MUSICA:
GRANDES NOMES NA MUSICA, Dentro do meio musical, o mundo toca música brasileira. O foco da música internacional é muito voltado para o Brasil. É um mundo no qual eles querem entrar de certa forma, por isso surgem as parcerias entre cantores nacionais e internacionais. A nossa música é muito respeitada pelo mundo afora. As pessoas cantam samba no mundo inteiro. Fazemos historia e repercutimos como uma das REFERENCIAS E RIQUEZAS DE DIVERSOS ESTILOS MUSICAIS, estilos variados uma grande potencia até hoje. Varias personalidades Temos grandes nomes na MUSICA popular Brasileira, até um titulo de REI a ROBERTO CARLOS!

FUTEBOL:
já fomos um marco na historia mundial, FOMOS PIONEIROS NESTA ARTE, que inclusive deram a Edson Arantes do Nascimento o título de REI do FUTEBOL! Até hoje vários atletas são negociados por fortunas para o mundo todo. Sem falar de outras modalidades esportivas.

CARNAVAL E O SAMBA:
Comemorado em Portugal desde o século XV, foi trazido pelos portugueses para a então colônia do Brasil e em finais do século XVIII1 era já praticado por todo o território. Consistia em brincadeiras que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. Com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a FESTA CARNAVALESCA BRASILEIRA. UMA RICA E LUXUOSA FESTA NO BRASIL QUE ENCANTA TODO O MUNDO! O carnaval de rua do Rio de Janeiro, cidade que fundou o carnaval de rua brasileiro, figura no Guinness Book como o MAIOR CARNAVAL DO MUNDO, após ter permanecido durante décadas no marasmo.
Indústria do carnaval é o nome dado ao conjunto de atividade para produção de fantasias, adereços, materiais para os carros alegóricos. São na maioria empregos informais para milhares de costureiras, atividades que, segundo dados  movimenta anualmente cerca de 13 bilhões de reais e gera mais de 300 mil empregos. Só as escolas de samba do grupo especial gastam cerca de 100 milhões de reais em matérias primas — sem contar salários e serviços — para pôr seu enredo na avenida.
Poderíamos citar varias outras riquezas, já que isto não falta no Brasil.
NOSSAS RIQUEZAS MARAVILHOSAS, PONTOS TURÍSTICOS e PRAIAS! E por falar em praias que são muitas, lembra-se de mar e o mar nos recorda uma de nossas maiores riquezas: O PETROLEO!

EXTRAÇÃO PETRÓLEO:

Uma das maiores riquezas do SUBSOLO BRASILEIRO é o petróleo. Ele consiste em um líquido escuro e grosso, encontrado entre as rochas sedimentares. Sua origem ainda é incerta, alguns explicam como uma transformação de restos de animais e vegetais, e também de origem marinha. Essas rochas podem ser encontradas na terra e no mar. O petróleo para ser utilizado é necessário que seja refinado, de forma que dê origem a uma grande variedade de produtos.
Extração de PETRÓLEO e de gás NATURAL do campo de Urucu. O que o tornam o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil. 

USO E DERIVADOS 
Além de GERAR A GASOLINA, que serve de COMBUSTÍVEL para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a PARAFINA, GÁS NATURAL, GLP, PRODUTOS ASFÁLTICOS, NAFTA PETROQUÍMICA, QUEROSENE, SOLVENTES, ÓLEOS COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS LUBRIFICANTES, ÓLEO DIESEL e COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO.
O PETROLEO É O COMBUSTIVEL DO MUNDO!!!

“SÃO MUITAS RIQUEZAS E MARAVILHAS NO NOSSO PAÍS”! O BRASIL É RICO INCLUSIVE NA SUA HISTORIA, E NA CULTURA!”

“VAMOS NOS EMPENHAR, PRESERVAR MUITO MAIS, NOSSAS MARAVILHOSAS RIQUEZAS!!!”

Alexandre Barbosa - carnavalesco
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015