.

.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Engenhoca apresenta enredo para 2015

Quarta colocada do Grupo de Acesso niteroiense em 2014, a União da Engenhoca aposta numa homenagem a verde branco da Zona Oeste carioca para buscar uma vaga na elite do carnaval de Niterói. “Da raiz busco a memória, desta grandiosa história, 60 anos de Mocidade Independente de Padre Miguel”, é o título do enredo criado pelo carnavalesco Paulo Cesar, a ser desenvolvido por uma comissão de carnaval.

Confira a sinopse:

União da Engenhoca - Carnaval de 2015

União da Engenhoca orgulhosamente apresenta: “Da raiz busco à memoria, desta grandiosa história, 60 anos de Mocidade Independente de Padre Miguel”.

Apresentação:
A Escola de samba GRES União da Engenhoca apresenta orgulhosamente uma homenagem pelos 60 (sessenta) anos da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
No ano de 1952, Ivo Teixeira admirador e apaixonado por football, fundou o time com cores verde e branco – conhecida como “o arroz com couve”.
Três anos após a criação do time, em 1955, o Independente virou bloco! Em pouco tempo, todos os jogadores tocavam algum instrumento, o grupo se organizou, surgiram compositores e nascia a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Sinopse:

JUSTIFICATIVA DO ENREDO:
A Nossa Engenhoca, aqui tratada carinhosamente de “Guri”, ao abrir os olhos desperta a curiosidade de aprender e conhecer esta história, no seu passo a passo, o mundo dos seus fundadores, daqueles que um dia lhe inspirou a fazer samba e viver o carnaval. Daqui para frente sobre a regência da estrela maior do carnaval, desvendaremos seus cantos e encantos numa viagem de sessenta anos de grande história.
  
                         E é chegada a hora!

  No seu jeito criança de viver a vida, “Guri” apegado à curiosidade do mundo que se mostra em tamanha beleza, depara com o velho mestre e transporta para um mundo, do qual, nunca mais voltará a ser o mesmo, mesmo apegado ao seu mundo infantil, num mergulho teatral... Viaja e desperta seu talento de sambista e no seu desejo sonha em um dia realizar, de poder contar essas histórias de tamanha grandeza e beleza.

Nasce a estrela – Nos encontros de football sempre nos finais, comemorados com muito samba, nasce dessa forma a Estrela, dando assim os principais passos numa trajetória de sucesso, campeonatos e sambas inesquecíveis.
 São três navios – da calmaria fugir perdido no mar, chegam os descobridores. E m terra de vera cruz e santa cruz a transformação desse gigante que hoje se chama “BRASIL” sou um campeão do carnaval.

Do país abençoado por Deus, onde a fauna e flora são riquezas que em lugar nenhum do mundo se encontra e nesta tropicália maravilha que minha alma se encanta com a rica beleza do meu país.

“A alma de uma escola é bateria. E para o povo todo alma é imortal”.
- Mestre André sempre dizia: ninguém segura a nossa bateria!

E nessa odisseia sideral que fiz meu samba, voei num bate e rebate de um ziriguidum espacial entre sonho e realidade. Fui ao espaço e por estrelas e galáxias e entre planetas finquei bandeira, onde plantei minha raiz.
    Numa furiosa visão, sem a malícia do homem branco. Visito minha nação de origem. Sem maldades, onde homens e mulheres de corpos desnudos a sombra de palmeiras e arbustos nativos, iniciam assim, seus processos de eurocentrismo e sentimento embranquecidos.

Vira, vira virou;
E no vira dessa vida,
Mergulhei nas águas.
Da fonte do saber
Iluminado no verde e branco
De uma Mocidade.
No meu real sonho
Inspirei-me!
Na criação...
E de um corpo e alma
Amarrei meu sonho
 Na batuta do velho
 “Lobos”, maestro Villa!



Senhoras e senhores
Crianças e jovens
Se do livro lhe contei minha história
Deixo meu coração na sua memória
Do meu samba gravado nesse chão
Minha estrela bem alta
Brilhando no topo da glória
Sorrir, cantar e amar o tempo.
Viver as glórias e não esquecer jamais 
O fio condutor da minha trajetória
Assim fecho este livro
Não para encerrar e arquivar o que vi
Mas para que outros venham
E continuem esse enredo
Que seja continuo permanente
Que atravesse os tempos
E novos mestres se apresentem...



Autores do Enredo: Carnavalesco Paulo Cesar e Comissão de carnaval
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015