CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Experimenta escolhe samba neste domingo


O Bloco Carnavalesco Experimenta da Ilha da Conceição escolhe seu samba para o carnaval 2013 neste domingo, 2 de dezembro. Quatro parcerias participam da disputa que vai definir o hino representante do enredo "Tá com medo de quê?", no domingo de carnaval na Rua da Conceição em Niterói. A festa de domingo começa às 13h com uma deliciosa feijoada na Praça Alcides Pereira na Ilha da Conceição, ponto final dos ônibus 15 e 60. Confira a sinopse

Folia na reta final da escolha do hino 2013

Atual campeã do carnaval de Niterói, a Folia do Viradouro, se prepara para o samba do carnaval 2013. Quatro parcerias se apresentam nesta sexta-feira, 30 de novembro. A cessão da quadra para evento comunitário no último dia 16 interrompeu o calendário da agremiação que definiu para dia 7 de dezembro a grande final. O diretor da Ala dos compositores, Jonathan Fragoso, esclarece que não houve prejuízo algum para os interessados e tampouco para a agremiação. “Nosso regulamento para a escolha do samba enredo, quando elaborado, determinou o início do processo de escolha e autoriza mudanças como esta pois expressamente menciona que as datas e horários serão informados com a devida antecedência, durante o período eliminatório”, disse Jonathan.

Ouça os sambas concorrentes

Anderson Kibba/ Ruan/ Gool/Alfredinho do Cavaco/ Kelinho (Grupo A)

Juliana Santos/David Barreto/Fábio Farpela/ Tatalho/ Wagner/ Zizinho (Grupo B)

Angelo Vidal/Zezinho/Piquiti/Junior/Carlinhos P./Sérgio Ubiratan (Grupo D)

Kikinho/Dudu/ Ronald/Walker/Fábio Fernandes/Igor Sanro  (Grupo E)

Ala Sol Escaldante
Barracão e Atelier – Na última sexta-feira, 23, durante a 5ª eliminatória de samba enredo, o carnavalesco Paulo Cézar Lima apresentou os figurinos. A confecção das fantasias já foi iniciada. Segundo o diretor da escola, Roberto Morgado os trabalhos de barracão também já começaram. “Estamos transferindo os carros para um local adequado, próximo à quadra, para prepararmos sua montagem”, disse Morgado. Em 2013 a Folia do Viradouro vai em busca do bicampeonato com o enredo “LENDAS, MISTÉRIOS e MAGIAS: O Nordeste na Folia”.


Confira os figurinos da atual campeã do carnaval de Niterói.




Ala Lenda do Saci Pererê
Ala Devotos de Padim Ciço

Ala Boitatá Serpente de Fogo
Bateria Cangaceiros de Lampião
Ala Infantil: Lenda do Curupira
A Folia do Viradouro disponibiliza ainda o link para seu Canal de Vídeos na internet. É possível ouvir as composições ao mesmo tempo em que são mostradas cenas da animada quadra da Escola. Para acessar os arquivos basta acessar o canal de vídeos da escola no endereço: https://www.youtube.com/user/MrFOLIADOVIRADOURO.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sabiá inicia preparativos para 2013

Presidente Jonathan, na disputa de sambas do carnaval 2011
O GRCES Sabiá, campeã do primeiro desfile oficial de Niterói em 1946, retoma seus ensaios de bateria nesta quinta-feira, 29 de novembro. No próximo domingo, 2 de dezembro, a escola apresenta os sambas concorrentes. Os compositores interessados em participarem da disputa têm até às 22h desta quinta para inscreverem suas obras. Serão duas eliminatórias disputadas nos dias 9 e 14. A grande final acontece no dia 21. A diretoria da verde e branca da Vila Ipiranga está cadastrando também componentes para o desfile da terça-feira de carnaval. As inscrições serão realizadas às quintas-feiras durante os ensaios de bateria. A quadra da Sabiá, que se encontra em fase de modernização, fica na Rua Tenente Osório, 56 no Fonseca, Niterói.

Barro Vermelho escolhe samba

Barro Vermelho na Conceição em 2011 (acervo Cadência da Bateria)
O GRBC Unidos do Barro Vermelho vai escolher o seu samba para o carnaval 2013 no dia 23 de dezembro. Oito sambas farão duas apresentações durante o dia que contará com várias atrações, entre eles os blocos Galo de Ouro, Unidos do Pereirinha e Catinga de Mijo e ainda será servida feijoada. Evento será realizado às 14h no Salão Tropical, Rua 1º de Maio, s/nº no Barro Vermelho, em São Gonçalo. O Bloco do presidente Edilson Dinamite desfila no sábado de carnaval na Rua da Conceição, em Niterói, com o enredo ‘Halloween, festa das bruxas’, de autoria do carnavalesco Mumuca.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Carnaval de Niterói começa a ser planejado


União da Engenhoca em 2012 ( foto Ségio Gomes | Uesbcn)
Faltando pouco mais de dois meses para o carnaval 2013, a diretoria-executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) os representantes das 38 agremiações filiadas começaram a discutir a preparação para os desfiles que mais uma vez acontecerão na Rua da Conceição nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro.

Na última terça-feira, 27 de novembro, os dirigentes das agremiações receberam cópias do regulamento para analisá-los durante as duas próximas plenárias. Na terça-feira, 4 de dezembro, a reunião será entre as escolas do Grupo Principal e Acesso e na quinta-feira, 6, serão discutidos os regulamentos do Grupo Especial de Enredo. "Com apoio das autoridades, conseguiremos, mais uma vez, um desfile digno a população, que tem prestigiado em grande número a nossa festa", afirmou Ito Machado, atual presidente da Uesbcn.

Transição – Com a mudança de governo na cidade, as discussões sobre o carnaval atrasaram. Apenas na semana passada as equipes de transição da Prefeitura mencionaram o tema. Os representantes da Uesbcn já entregaram, cópias do plano de desfiles para os membros do grupo de transição designado pelo prefeito eleito Rodrigo Neves.

Durante a campanha Rodrigo prometeu investir no carnaval
Promessa – Durante a campanha, o prefeito eleito se encontrou com os sambistas da cidade na quadra do Acadêmicos do Cubango e prometeu dar continuidade ao trabalho de revitalização do Carnaval. “Vou manter para o próximo carnaval o mesmo valor destinado em 2012, mas em 2014 a verba será triplicada”, disse na época o então candidato. Na mesma reunião Rodrigo informou que iria destinar verbas para as agremiações durante todo o ano. “Não vou limitar os recursos apenas para os desfiles. Quero transformar as quadras das escolas em verdadeiras usinas culturais e profissionais. Para isso vou criar um plano estratégico em conjunto com a Secretaria de Cultura e a Neltur”, assumiu.

Alegria da Zona Norte já definiu seu hino para 2013
Preparação – Mesmo com o atraso na definição dos desfiles, várias agremiações estão se preparando, com recursos próprios, para a festa na rua da Conceição, onde o desfile ocorrerá pelo oitavo ano consecutivo. A maioria já definiu enredo, muitas estão em processo de escolha de samba enredo. Duas delas, Alegria da Zona Norte e Independente do Boaçu já definiram seus hinos.

Cabral apresenta sambas


O Unidos do Cabral apresentou no último domingo, 25, os quatro sambas concorrentes para o carnaval 2013. No próximo domingo, 2 de dezembro, as obras voltam a se apresentar na quadra da Rua Álvares Cabral, 140 no Cachambi. Uma das parcerias será eliminada no dia 9. A grande final acontece no dia 16 de dezembro com três sambas. Em 2013 a agremiação desfila pelo Grupo I dos Blocos de Enredo com o enredo “Devo não nego, pago após o carnaval”, do carnavalesco Victor Angelo. 

Confira os as parcerias inscritas e o refrão de cada obra:

Samba 01 - Compositores: Claudinho, Henrique e Clarck Almeida.
Estou aqui para o que der e vier
Não me leve a mal...
Vermelho e branco tem palavra
Sou Cabral

Samba 02 - Compositores: Ricardinho Professor, Janjão, J Pê e Grande da Caneta.
Devo não nego, mas vou pagar
O meu desfile faz chover “notas de dez”
60 anos de harmonia e alto astral
Sou ficha limpa, sou Unidos do Cabral

Samba 03 - Compositores: Thiago Sousa, Romulo Couto, Alex Fagundes, Benilton ‘Altas Horas’ e Leozinho.
Devo não nego!
Mas tá legal...
Se sobrar algum dinheiro
Pago após o carnaval

Samba 04 - Compositores: Madalena, Araguaci, Maria de Jesus. (Participação especial: Boi do Cachambi, Neguinho da Beira e Jussara Cachambi.
Vem do céu a inspiração
O lixo é luxo na mão do artesão
O meu Cabral é amor, felicidade
Sessenta anos, valeu comunidade!

Jacarezinho reforça seu time


Regina e Casquinha reforçam Jacarezinho
A Unidos do Jacarezinho continua contratando reforços para a sua equipe. Nesta semana a escola acertou a contratação de Regina Passaes, ex-diretora de carnaval da Unidos da Vila Santa Tereza, Regina vem integrar a Comissão de Carnaval do Jacarezinho, composta ainda por Paulinho, Zé Roberto, Júnior Jogador, Tuninho e o carnavalesco Marcus Ferreira. “Já tinha amizade com o José Roberto (presidente) e o Marcus Ferreira. Estou num ambiente que gosto, já que esse movimento do barracão é a essência do carnaval. Em um mês aqui estou vendo uma escola com vontade de mostrar a quê veio e quer ficar. Me surpreendi”, declara Regina.

Outro reforço é Newton Duarte, mais conhecido como Casquinha, que vai coordenar a equipe de Harmonia da agremiação. Experiente, Casquinha tem no currículo 13 anos de Imperatriz Leopoldinense e 5 anos de Estácio de Sá. No Jacarezinho já foi passista e há quatro anos é responsável vem à frente da agremiação, “puxando a escola”. “Meu trabalho inicial é dar uma formatação e uma estruturação ao trabalho técnico da Harmonia: quadra, canto e evolução. Fico feliz em poder ajudar ainda mais ao Ronaldo e ao Cicinho, que são os diretores do segmento, e a toda a excelente equipe de harmonia do Jacarezinho. Abrir desfile é trabalho dobrado”, ressalta Casquinha.

 Em 2013, a Unidos do Jacarezinho será a primeira escola a desfilar, pela Série A do Carnaval  Carioca, na sexta-feira de folia com o enredo “Puxador, não! Intérprete! Por Mestre Jamelão”.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Saias na Folia agita dia do samba


O bloco carnavalesco Saias na Folia convida todos para a grande festa do samba em Niterói. No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, o bloco mais charmoso da cidade, comemora a data ao lado de convidados e intérpretes de vários blocos de Niterói, Rio e São Gonçalo. A festa começa às 13h e terá roda de samba e claro apresentação da Bateria Quebra Tudo da Mestre Talita. A Rua do Samba fica no trecho da Visconde de Sepetiba entre a Marechal Deodoro e a Marquês de Caxias, em frente ao Bar Bloco ‘C’, no Centro de Niterói.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ilha segue reforçando seu carro de som


Depois de anunciar a contratação do intérprete Tiganá para integrar seu carro de som no próximo carnaval, a União da Ilha do Governador contará como mais um nome de peso para atuar ao lado do intérprete oficial Ito Melodia. Trata-se de Niu Souza, um dos cantores da Unidos da Viradouro e primeiro microfone da tradicional escola niteroiense Sabiá, campeã da cidade em 2011. No mesmo ano, Ito Melodia defendeu na avenida o samba do GRES Grupo dos XV.

Pauta Quente homenageia o repórter Orlando Silva


O Bloco Carnavalesco Pauta Quente, que reúne os jornalistas de Niterói, lança seu enredo 2013 no dia 9 de dezembro, um domingo, a partir das 14h, no clube Fluminense de Natação e Regatas, na Ponta d’Areia. O homenageado do próximo Carnaval será Orlando Silva, que foi repórter de O Dia, Última Hora, entre outros veículos de comunicação do Estado.
A Executiva do bloco, no meio do ano, já imaginava fazer uma homenagem a Orlando, que se afastou do convívio dos amigos nos últimos tempos, desde que ficou cego. Antes que o bloco o localizasse, a morte chegou primeiro e o levou. Agora, Pauta Quente fará uma homenagem póstuma. Também no domingo, dia 9, os jornalistas vão lembrar os 7 anos de falecimento de Ivan Costa, que foi, por duas vezes, enredo do bloco – uma quando vivo (“Ivan, o Terrível!”) e outra já falecido. Mas não será um dia de tristeza. Haverá uma roda de samba de primeira, com canja de vários sambistas e em especial do cantor e compositor Zé Katimba, que fez agora em novembro 80 anos de idade. 
A entrada é gratuita. O Fluminense fica na Rua Silva Jardim, perto do Mercado de Peixes. Confira a sinopse

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Engenhoca divulga enredo


A União da Engenhoca, escola do grupo de acesso do carnaval de Niterói, divulgou nesta semana a sinopse do seu enredo para 2013 “O que a história não conta, mas se acredita”, tema apresentado originalmente em 1984 pela extinta Corações Unidos. Na época o enredo foi desenvolvido por Alexandre Louzada, hoje consagrado no carnaval da capital. Em 2013 a sinopse foi adaptada a partir de uma releitura desenvolvida pelo pesquisador, historiador e carnavalesco da União de 2009 a 2011, Professor Mariano. “Iremos resgatar as histórias de crendices populares no Maranhão construída ao longo do tempo. O objetivo é carnavalizar os medos e assombrações do imaginário popular, fazendo um desfile leve e criativo”, explica Mariano na apresentação do enredo. Autorizado por Louzada a reeditar o tema, Anderson Canela, presidente da escola, agradeceu o carnavalesco. “O Alexandre autorizou a releitura do enredo e deu total apoio a nossa idéia. Serei eternamente agradecido a ele por proporcionar essa homenagem a Corações Unidos”, vibrou Canela.
Em breve a União da Engenhoca vai divulgar a data da festa de lançamento do enredo que contará com a participação da bateria ‘Vem quente que estou fervendo’. Confira a sinopse:

União da Ilha acerta com Tiganá


O intérprete Tiganá (divulgação)
O intérprete oficial da União de Jacarepaguá , Tiganá, terá a partir de agora mais uma União no coração. Na última quarta-feira, 21, ele assinou contrato com a União da Ilha do Governador para compor o carro de som, como um dos apoios de Ito Melodia.

Ex-ritmista, Tiganá estreou entre os microfones em 2004, participando do carro de som da Leões de Nova Iguaçu, que tinha na época, como intérprete oficial PIXULÉ. Com a saída de Pixulé, Tiganá assumiu o carro de som da escola até 2007 e depois em 2009.

De 2006 a 2009 esteve no carro de som da Portela como apoio de Gilsinho, de 2008 a 2010 na Renascer de Jacarepaguá como apoio de Rogerinho. Na União de Jacarepaguá vai para o seu 4º ano

Vila ensaia canto neste sábado

O canto é uma das virtudes da Vila  (foto Diego Mendes)
"Festa no arraiá/ É pra lá de bom/ Ao som do fole, eu e você/ A Vila vem plantar/ Felicidade no amanhecer...". Este será o clima na quadra da Unidos de Vila Isabel, neste sábado, 24 de novembro a partir das 22h, pois a diretoria convoca toda a comunidade a participar do ensaio de canto especial do samba para o carnaval 2013. A rapaziada do grupo Stylo Ralé abrirá a noite ao som de samba-rock e os casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas e, claro, os ritmistas da Swingueira de Noel são presenças confirmadas, além de muitos convidados! Ingressos a R$ 10, mesa (com 4 lugares, sem ingressos) a R$ 30 e camarote (para 20 pessoas, com ingressos) a R$ 300. A quadra da Azul e Branca de Noel fica no Boulevard 28 de Setembro, nº 382, em Vila Isabel. Mais informações pelo 2578-0077. Censura 18 anos.

Caprichosos anuncia seu novo 2º casal


Yasmin e Paulo (foto Diego Mendes)
A Caprichosos de Pilares definiu por meio de um concurso, seu segundo casal de Mestre-sala e Porta-bandeira. A seleção que contou com quatro duplas aconteceu nesta quinta-feira, 22 de novembro, na quadra da agremiação. No júri, além do presidente Cezar Thadeu, do diretor Junior Escafura e do 1º casal da azul e branca, Diego Falcão e Jaqueline Gomes, nomes como Julinho (Vila Isabel), Filipe Lemos (Imperatriz), Denadir (São Clemente), Eduardo Belo (Santa Cruz), Raíssa (que passou o pavilhão por estar agora na Jacarezinho) e Luiz Augusto (ex-mestre-sala da casa). Todos optaram por Yasmin Alves e Paulo Roberto.

De acordo com Jaqueline Gomes, uma das organizadoras do concurso, a dupla venceu por unanimidade, arrebatando os corações de todos os jurados: "Eu, particularmente, gostei muito do empenho e comprometimento deles, do início ao fim da seleção, e foi notório um grande entrosamento. A tranquilidade, o giro da porta-bandeira, o riscado do mestre-sala, a apresentação da bandeira e a vibração foram, digamos, os quesitos em análise", informou ela.

Com apenas 16 anos, Yasmin Alves contou com torcedores pra lá de especiais, nada menos que Chiquinho e Maria Helena, ídolos eternos da Imperatriz Leopoldinense. Isso porque, a jovem, que dança desde os 13 anos, começou seus treinos com a dupla e agora também assimila os ensinamentos do Professor Manoel Dionísio. No currículo ela já tem a Verde e Branca de Ramos, onde desfilou como 2ª porta-bandeira, aos 14 anos, e uma agremiação de Minas Gerais, a qual representou ano passado.

O entrosamento citado por Jaqueline Gomes não é à toa. Afinal de contas, Paulo Roberto, 18 anos, também é um aluno do Professor Manoel Dionísio. Ele, que foi passista e iniciou sua trajetória como mestre-sala há apenas 1 ano, demonstrou estar muito emocionado e foi só elogios à parceira: "Ela dança 'horrores', então o desafio ficou um pouco mais leve. Não me deixei afetar por fatores externos, apesar de um de meus ídolos no samba, o Julinho, fazer parte do júri, e me concentrei na Yasmin. E foi a primeira vez que participei de um concurso... É um grande sonho agarrar a oportunidade de defender o pavilhão da Caprichosos de Pilares".

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nunca fui-di-mal Contigo abre o carnaval

O Bloco gonçalense “Nunca fui-di-mal Contigo” inicia no próximo domingo, 25 de novembro, seus preparativos para o carnaval 2013. Várias atrações estão programadas, entre elas a apresentação da bateria “Ritmo Forte” comandada pelo Mestre Rui.  que será realizado na quadra. Evento será realizado na quadra do Pereira Rocha, Estrada da Conceição, Portão do Rosa/SG, a partir das 12h. O enredo do bloco para o próximo carnaval será "Portão do Rosa, Samba e Futebol...Mistura perfeita para um domingo de sol". O samba enredo, que está sendo composto por Paulo Beckham e Nilo Mocidade, será divulgado durante evento com data a ser confirmada em breve.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

'Vem Quem Não é Mandado' ganha samba exaltação

Há três anos se apresentando no Largo da Batalha em Niterói, o bloco "Vem Quem Não é Mandado" ganhou um samba exaltação. No foto/clipe a lembrança de Neném Gavião, puxador e compositor da extinta Unidos do Gavião, que tem seu nome ligado às principais escolas de samba de Pendotiba. A homenagem foi composta por Bebeto PortoAlém de grande compositor Bebeto é também intérprete oficial da Alegria da Zona Norte, agremiação que desfila na Rua da Conceição no domingo de carnaval. Confira o clipe.

Independente do Boaçu define samba

Em 2012 a Independente ficou em terceiro lugar

A Independente do Boaçu, escola gonçalense que desfila no carnaval de Niterói, escolheu no último sábado, 17 de novembro, seu samba para 2013. Três obras disputaram a final mas o campeão foi composto pela dupla Jorge Prisco e Arivaldo Barcelos. A tricolor de São Gonçalo, presidida por Everaldo Barcelos, o Edinho, desfila na terça-feira de carnaval na Rua da Conceição com o enredo “Salve Jorge. Glorioso Guerreiro da Fé”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Índio Garcia.

Confira a letra do samba:

NASCEU,NA CAPADÓCIA UM GUERREIRO
NOBRE MONGE DA FÉ
TEMPLÁRIO,NA PALESTINA NASCEU
COMBATENTE DEDICADO
O TÍTULO DE CONDE O CONCEDEU
EM ROMA PAGÃ
FOI UM SOLDADO IMPERIAL
DEFENDEU A VERDADE,COM BRAVURA E CORAGEM
NÃO AO IMPERADOR...

A VINDA DOS PORTUGUESES
DOUTRINARAM ,OS FILHOS DESSE CHÃO
E A MOCIDADE INDEPENDENTE VEM SAUDANDO
O CAVALHEIRO GUARDIÃO

ELE É MEU GUIA
NOSSO PADROEIRO,
SALVE JORGE, O SANTO GUERREIRO
E FAZ MORADA NOS CORAÇÕES
COM A LANÇA NA MÃO
ELE MATA O DRAGÃO

A FÉ,ENCHE A VIDA DE ESPERANÇAS
TAMBORES E DANÇAS VIERAM DE LÁ...
ÁFRICA E OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
OGUM NOS PROTEGE EM SEUS RITUAIS

A INDEPENDENTE TRAZ AXÉ
COM HARMONIA E SAMBA NO PÉ
A ALEGRIA ,ESTÁ NO AR
SOBRE A PROTEÇÃO DE OXALÁ

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alegria da Zona Norte já tem samba 2013


Ao lado de Júnior Bombom o presidente Bira anuncia o campeão
O Grêmio Recreativo Alegria da Zona Norte escolheu seu hino para o carnaval 2013 no último sábado, 17 de novembro. Nem a forte chuva que caiu em Niterói no início da madrugada desanimou a turma da Bernardino. Quatro boas obras se apresentaram, dificultando a escolha pela diretoria da agremiação. 

O presidente da honra da agremiação, Chainne Santos enalteceu a safra de sambas. “Queria parabenizar os compositores pela qualidade dos sambas apresentados. Qualquer uma das obras pode representar dignamente o Alegria na avenida”, vibrou o ex-presidente.

Já o presidente Bira Alegria agradeceu sua diretoria, componentes e comunidade pelo apoio no momento de difícil escolha. “Aqui não tem preferência por de samba de amigos ou parentes. Vai ganhar o samba que for melhor para a Alegria da Zona Norte. O samba que for melhor para a avenida. São quatro belos sambas, mas infelizmente só podemos escolher um”, declarou o presidente, antes de anunciar a composição da parceria de Sérgio Jitu, Pepeu e Carlos Magno, segunda a se apresentar, como a campeã da noite.

O samba vai contar, na Rua da Conceição, o enredo “A chama sagrada da vida. O Fogo incendeia a Alegria”, que está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Júnior Bombom, Dinho Fernandes e Roger Lima. O Alegria da Zona Norte desfila no domingo de carnaval na Rua da Conceição em Niterói.

Marcaram presença na festa, o presidente do Experimenta da ilha da Conceição, Rodnei, os compositores Gatto da Cubango e Huguinho, que cantou o samba de sua autoria, campeão do Cubango.

Chainne, presidente de honra com o compositor campeão
Nem a chuva desanimou os componentes
Rogerinho Pega-leve e Gonzaga. 3º samba da noite

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Saias na Folia celebra Consciência Negra


O Bloco niteroiense Saias na Folia promove no próximo domingo, 18, a partir das 13h, no Canto do Rio Foot-Ball Club, um grande festa em homenagem a Zumbi. 'Consciência de Igualdade, de valor e de atitude' é tema da festa que o bloco realiza em parceria com vários seguimentos do movimento negro e instituições: Ayé N´iré, Inac, Ilê Axé Oya Onira, Muanza Mesú, Instituto Zezeu Capoeira, Liga Niterói de Capoeira, Unegro, Pop Goiaba, Revista Tudo Cá, Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ, Clube Canto do Rio e ativistas da cultura afro brasileira.

O Ogan Jorge Zulu acha importante todo afro brasileiro mostrar e reforçar sempre, através de ações afirmativas e das datas comemorativas, suas raízes e suas histórias. “Não podemos nunca esquecer o provérbio africano:  “Quebre as suas correntes e você será livre, corte suas raízes e você morre” (provérbio africano).

Várias atrações como capoeira, roda de conversas sobre a intolerância religiosa, poesia, exibição de vídeos, roda de samba, dança, funk, outros convidados e a Bateria do Bloco Saias na Folia, “Quebra Tudo”, da Mestre Thalita prometem fazer do evento um sucesso.

Rita e Mery, presidente e vice do Saias
A presidente do Bloco Saias na Folia e Conselheira de Cultura, Rita Dirr, diz que a cultura africana também faz parte da história da cidade, como de muitas outras, dos muitos povos que aqui estiveram e que contribuíram para riqueza cultural  afro niteroiense existente, que muito se identificou com a cultura indígena aqui encontrada. “Niterói não pode deixar de celebrar a consciência negra com muito samba, danças e expressões da nossa africanidade, de uma Cidade do Bem. Salve Zumbi!”

Meryanne Cardoso, vice-presidente do Bloco e gestora de carnaval, diz que a cultura afro é rica, é colorida, é envolvente e os eventos afros sempre têm o samba como atração cultural constante. "É como dizem: "No Rio de Janeiro tudo acaba em samba, no bom sentido com muito samba, e na festa do Saias na Folia não poderia ser diferente".

Sobre o tema da Intolerância Religiosa o vereador eleito Leonardo Giordano coloca que a luta tem que ser intensificada para que se faça cumprir o artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal. “Niterói avança quando debate e reflete o reconhecimento da relevância desta questão para a construção da História da Cidade e do país através de eventos como este e reforça quando são garantidos em Leis pelo Legislativo”.

O evento é gratuito e o endereço do Canto do Rio fica na Rua Visconde do Rio Branco, 701 – Centro, Niterói.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Império de Araribóia anuncia enredo

Praça de São Lourenço, local de ensaio da Escola

"Do agreste do nordeste a terra do samba e carnaval. 'Meu nome é favela...' Uma história de amor entre becos e vielas” é o título do enredo do GRES Império de Araribóia, agremiação do 2º grupo do carnaval de Niterói. O protótipos já estão sendo confeccionados. A festa de apresentação ainda não tem data marcada, mas deve ser realizada na Praça de São Lourenço onde a agremiação realiza seus ensaios.

Carlinhos de Jesus convoca ballet para desfile da Vila

Carlinhos de Jesus e o Presidente Wilsinho (foto: Diego Mendes)
O diretor artístico da Unidos de Vila Isabel, o coreógrafo Carlinhos de Jesus, convoca para seu corpo de ballet no desfile de 2013, interessados na atuação performática em alas e alegorias. A azul-e-branca contará na Avenida o enredo  'A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - "Água no feijão que chegou mais um..."'. Inscrições no barracão da agremiação, na Cidade do Samba, das 19h às 21h. 

Imperatriz recebe inscrições para alas de comunidade

Velha Guarda comemora aniversário
O G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense, esta com as inscrições abertas para suas alas de comunidade. O cadastro está sendo feito na quadra, em Ramos, sempre as terças e quintas, a partir das 19h30. Mais informações pelos tels. 2560-8037, 3593-6581 e 3593-6582. Sobre as alas comerciais a escola disponibiliza os  2516-5620, 2233-5495 e 2233-5924.

Próximos eventos - A Galeria da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense, que no carnaval de 2013, desfilará com a fantasia "A Fé", comemora na próxima quinta-feira, 15, mais um aniversário com uma grande festa, na quadra.  Já no domingo, 18, às 15h, acontece o 10º Encontro dos Passistas Magníficos. Na ocasião algumas personalidades receberão o TRÓFEU WALQUIRIA MIRANDA. A diretoria da escola pede na entrada sejam doados 1kg de alimento não perecível.

União de Jacarepaguá recebe apoio de homenageada


foto: divulgação|RitmoCarioca
A cidade de Vassouras, enredo da escola para o carnaval 2013, deverá apoiar financeiramente a verde e branco. A verba será repassada em breve, porém não foi divulgado seu valor. Com o enredo "Dos Barões do Café à Cidade Universitária. Vassouras, Ouro Verde do Brasil", do carnavalesco Jorge Caribe, a União de Jacarepaguá se prepara para a disputa acirrada que será o grupo Série A. No último sábado, 10, a escola reforçou os ensaios da comunidade. Os segmentos e a bateria RITMO UNIÃO começam a fazer os ajustes para que tudo saia como se espera no dia do desfile. A União de Jacarepaguá abrirá os desfiles do sábado de carnaval.

Comunidade – uma das apostas da agremiação é a força da comunidade. Por isso já abriu inscrições para componentes interessados em integrarem uma das alas. Para se inscrever basta ir à quadra nos ensaios de sábado e levar uma foto 3 x 4 , os números do RG e CPF, e preencher uma ficha. A quadra fica na Estrada Intendente Magalhães, 445 – Campinho.

Escolas da Lierj ensaiam no Sambódromo a partir de dezembro

O ritmo do samba começa a movimentar a Avenida Marquês de Sapucaí ainda em 2012. A partir do dia 9 de dezembro, 11 escolas de samba da Lierj, que disputam a Série A do Carnaval do Rio, realizam ensaios técnicos no Sambódromo, rumo ao desfile de 2013. As arquibancadas estarão abertas ao público.

Quem inicia as atividades, no dia 9, às 20h, é a Acadêmicos da Rocinha, seguida da Estácio de Sá. A jornada termina no dia 19 de janeiro de 2013, com a Unidos do Porto da Pedra. Também levam os segmentos para a Passarela do Samba: Caprichosos de Pilares; Acadêmicos de Santa Cruz; Paraíso do Tuiuti; Acadêmicos do Cubango; Império da Tijuca; Unidos do Viradouro; Renascer de Jacarepaguá; Império Serrano.

Cabral inicia disputa de sambas


O Unidos do Cabral, que desfila pelo primeiro grupo de blocos na Avenida Rio Branco, promove no dia 18 de novembro a partir das 14h sua primeira eliminatória de sambas enredo. Em 2013 a agremiação do bairro do Cachambi vai apresentar o enredo "Devo, não nego... Pago após o carnaval!", de autoria do carnavalesco Victor Ângelo.

Baluartes – No último domingo, 11 de novembro, a agremiação promoveu em sua quadra a Festa da Velha Guarda. Marcaram presença no evento várias co-irmãs do carnaval da Capital. A quadra do bloco fica na Rua Álvares Cabral, 140 – Cachambi.

Confira as fotos da festa realizada no último domingo:






sábado, 10 de novembro de 2012

Bom das Bocas já tem samba 2013


A escola de samba Entrerriense, Bom da Bocas, escolheu no último sábado, 3 de novembro, seu samba para o carnaval 2013. A obra é de autoria da parceria formado pelos compositores Francis, Bembeco, Celso Tropical, Markão Melodia, Nem, José Américo e Nego, puxador consagrado que também gravou o samba campeão. O enredo “Palmares – Sonho de Liberdade”, desenvolvido pelo carnavalesco Junior Pernambucano é uma reedição, apresentado pela escola do bairro da Caixa d’Água em 1976. O GRES Bom de Bocas, atual bicampeão do carnaval de Três Rios, comemora em 2013 o Jubileu de Ouro. 

Confira letra e áudio:


África...
De um povo místico guerreiro
Exuberante paraíso, Ylu-Aiê
Na força feminina o poder
Imensos baobás comandam a flora
A luz se apaga entrando em cena
A viagem obrigatória
No balanço do mar predomina a dor
O solo rico escravizou
Corrente, trabalho e novos irmãos
Eis a miscigenação

Ô ô ô ô... batuques e lamentações
Ora yê yê mamãe Oxum
Tem atarê no ajeum

Liderando a resistência quilombola
Zumbi, grande rei Zumbi
A invasão holandesa veio fortificar
O sonho de liberdade em Palmares
Conscientizada a negritude
Suas virtudes ecoando pelos ares
Em louvação ao negro rei
A data relembrando sua partida
No calendário é lei

Sou Bom das Bocas
De verde e branco vem chegando o arrastão
Pregando a paz e a justiça social
Nos cinquenta anos de carnaval

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Grupo dos XV apresenta sambas


O Grupo dos XV no desfile de 2012 na Rua da Conceição
O GRES Grupo dos XV, agremiação do grupo principal do carnaval de Niterói, apresenta no dia 24 de novembro os sambas concorrentes de 2013. Com o enredo “VAMOS TE ARREPIAR, NÃO TENHA MEDO! VAMOS BRINCAR!” de autoria de Alexandre Barbosa, que será desenvolvido por uma comissão de carnaval, a escola do morro da Chácara vai mostrar na avenida que o feio e assustador pode se transformar em festa e alegria através da magia do carnaval. No dia da apresentação das obras as parceiras inscritas deverão fornecer 10 cópias da letra, e se possível, um CD com o áudio do samba. A finalíssima está marcada para o dia 1º de dezembro. Confira a sinopse do enredo

Porto da Pedra nomeia o 4º presidente do ano

Montibelo assume Porto da Pedra

A assessoria de imprensa da Unidos do Porto da Pedra divulgou nesta quinta-feira, 8 de novembro, uma nota informando que a escola oficializou a posse de seu novo presidente. Fábio Montibelo, que é vereador em São Gonçalo, é o quarto dirigente a comandar a agremiação em 2012.  Segundo a nota, o novo presidente prometeu um carnaval grandioso, focado na organização. “Traçamos metas e prazos para que o Tigre faça um carnaval competitivo. Com nossas estratégias de gestão e foco na organização, faremos um excelente carnaval para levar a Porto da Pedra de volta ao Grupo Especial do carnaval carioca. Com a ajuda do meu vice-presidente Godzila, produziremos um espetáculo inesquecível”, afirmou o dirigente.
No próximo carnaval, a Porto da Pedra levará para a avenida o enredo “Me digas o que calças e eu te direi quem és”, e será a segunda escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, 8 de fevereiro.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Manguinhos faz festa para apresentar seu hino


Jhéssyka será coroada
A Unidos de Manguinhos promove festa de lançamento do seu samba enredo para o carnaval 2013 no próximo sábado, 10 de novembro, a partir das 20h. O hino é de autoria do compositor Gilson Bernini. Serão apresentados também a Rainha de Bateria, Jhéssyka Santtos, o Mestre Marquinhos Mancha e o coreógrafo da comissão de frente. Durante o evento o carnavalesco Leonardo Soares mostrará os figurinos. “Na próxima semana nossas fantasias já começam a ser confeccionadas”, adianta o carnavalesco. Entre as atrações da festa a Bateria Surdo Um da Estação Primeira de Mangueira e do Acadêmicos do Engenho da Rainha. A quadra da escola fica na Avenida dos Democráticos, 32. A Unidos de Manguinhos será a 3ª escola a desfilar na terça-feira de carnaval pelo Grupo D (antigo E) com o enredo “De ‘repente’ Manguinhos!” do carnavalesco Leonardo Soares.

Confira a letra e o samba:

Intérprete: W. Franco 



Compositor: Gilson Bernini

As criações do carnavalesco também serão apresentadas
MANGUINHOS TRAZ A POESIA
NA MAGIA DESSE CARNAVAL
E ‘DE REPENTE’ EU TAMBEM SOU
UM TROVADOR MEDIEVAL
EM CADA VERSO
VOU CANTANDO A MINHA HISTORIA
ME TORNEI UM SONHADOR
É O MEU DESTINO
SOU POETA NORDESTINO
NO IMPROVISO
VOU MOSTRANDO O MEU VALOR

E NO LUAR DO MEU SERTÃO
INSPIRAÇÃO... FELICIDADE
LEMBRANÇAS DO MEU CHÃO
NO CORAÇÃO BATE A SAUDADE

NO TEMPERO DA FESTANCA
TEM A REZA, TEM A DANÇA
É CULTURA POPULAR
NO BATUQUE ARRETADO
EU VOU DANDO O MEU RECADO
CANGACEIRO VAI SAMBAR
É TÃO DIVINA, MINHA ARTE DO CÉU
E NO REPENTE A RIQUEZA DO CORDEL

FAÇO RIMA NESSE VERSO COM PRAZER
É MANGUINHOS NO MEU CORAÇÃO
VOU DE SAMBA E DE FORRÓ PRA TE DIZER
QUE O NORDESTE JÁ VIROU PAIXÃO
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015