CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Império da Praça Seca divulga sinopse


 O GRES Império da Praça Seca entregou a sinopse do enredo “Valei-me Jorge!”. Com pesquisa e criação de Diego Araújo, o enredo em homenagem ao Santo Guerreiro será desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Almeida e Ney Junior. Evento foi realizado na quadra da agremiação nesta quart-feira, 25 de julho. As próximas explanações do enredo acontecem nos dias 9 e 23 de agosto, também na quadra. No dia 11 de setembro os compositores deverão entregar suas obras gravadas em três cópias de CD´s, trinta cópias das letras, mediante pagamento de uma taxa de R$50. A apresentação dos sambas está marcada para o dia 15 de setembro. Confira a sinopse

Vila promove projeto de cidadania


(foto: Diego Mendes)
A Unidos de Vila Isabel promoveu na última terça-feira, 24 de julho, em sua quadra a formatura dos 80 alunos do curso de Inclusão Digital do projeto Comunidade Unida Aprende, Trabalha e Desfila Feliz.

Realizadas com o apoio da Petrobras, as oficinas, inteiramente gratuitas, visam a gerar oportunidades para os beneficiados. De acordo com Rita de Cássia Alves, diretora de ateliê, muitos jovens, adultos e idosos são aproveitados pela própria agremiação, em especial aqueles cujas atividades estão voltadas para os trabalhos no barracão: “O projeto existe há 5 anos e objetiva multiplicar o conhecimento. Estes que estão aqui passarão ao módulo intermediário e transmitirão o que aprenderam”.

Para a dona de casa Edméia Neiva, 59 anos, o aprendizado está lhe facilitando o contato com o que tem de mais precioso na vida: “Minha filha foi embora, está bastante longe de mim, de modo que só temos nos falado via computador. Graças à webcam e ao Facebook, por exemplo, matamos a saudade, nos sentimos um pouquinho mais próximas. Antes de fazer o curso, tudo isso parecia muito complicado pra mim”.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jacarezinho faz festa para divulgar sinopse


A Unidos do Jacarezinho promete muita festa no próximo domingo, 29 de julho, para apresentação da sinopse do enredo em homenagem ao Mestre Jamelão. Evento começa às 16h com DJs tocando todos os ritmos. 

Às 18h, ainda em clima de festa junina, grupos de quadrilhas se apresentam e, por toda a quadra, barraquinhas dos segmentos da escola com comidas típicas. 

Às 20:30h, o carnavalesco Marcus Ferreira sobe ao palco para a explanação do enredo “Puxador, não... Intérprete. Por Mestre Jamelão”. Em seguida, serão distribuídas cópias do texto aos compositores interessados em concorrer na disputa de sambas da agremiação. “O enredo está em cima da obra do Jamelão. Será uma biografia baseada nos seus discos e músicas gravadas, desde o samba-canção até a carreira de intérprete, fechando com os grandes sambas antológicos da Mangueira defendidos por ele”, adianta o carnavalesco. 

Encerrando a bateria Show Mil do Jacarezinho e da performance das passistas, baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, velha-guarda e todos os componentes da agremiação. A entrada é franca e a quadra do Jacarezinho fica na Av. Dom Helder Câmara, 2.233, Viera Fazenda. A escola abre os desfiles de sexta-feira de carnaval, pela Série Ouro, da Lierj.

Difícil é o Nome divulgou enredo para 2013


O GRES Difícil é o Nome anunciou na noite da última terça-feira, 24 de julho, seu enredo para o carnaval 2013. O carnavalesco Vagner Almeida será o responsável pelo desenvolver  o enredo "Rio de Janeiro, o filme", uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro através do cinema. Vagner foi carnavalesco da União de Jacarepaguá de 2007 à 2009. A data da entrega da sinopse ainda não foi divulgada.

Lins Imperial reedita enredo

Madame Satã volta a ser enredo da Lins

A SRES Lins Imperial reeditará o enredo com o qual desfilou em 1990 no Grupo Especial contando a história de Madame Satã. Vivendo momentos difíceis após o rebaixamento ao Grupo D da Aescrj para o carnaval de 2013, a Lins Imperial aposta no seu passado recente e em uma nova formação da diretoria para superar a má fase. O Presidente Claudio Lúcio, o Kaká, procura trazer uma nova mentalidade, para atrair a confiança da comunidade e a credibilidade perante o mundo do samba. O lançamento oficial do enredo acontecerá no dia 11 de agosto. Durante o evento também será apresentada a nova diretoria, com direito a show de pagode e bateria comandada por Mestre Márcio.

Arranco promove encontro de poetas

O compositor Niltinho Tristeza e a presidente Tatiana

A ala de compositores do GRES Arranco do Engenho de Dentro, realiza no próximo sábado 28, a partir das 14h, o 1º Encontro de Poetas do Carnaval. O evento de confraternização, reunirá compositores de diversas gerações do mundo do samba. Na ocasião eles conversarão sobre o tema "Samba de Enredo". Durante o evento haverá homenagem ao Jornalista Haroldo Costa, e aos ilustres compositores, Djalma Sabiá (Compositor e fundador do GRES Salgueiro), Hélio Turco (Compositor campeoníssimo da Estação Primeira de Mangueira) e Júnior Fionda (Compositor da nova geração das agremiações Arranco e Mangueira). A presidente da escola Tatiana Irineu, o Vice-presidente Pedrão e o diretor de carnaval Marquinhos do Toldo convidam todos os compositores das co-irmas para esse grande encontro do carnaval. A quadra do Arranco fica na. Rua Adolfo Bergamini, 196, no Engenho de Dentro.

Imperatriz grava sambas concorrentes

 A Imperatriz Leopoldinense promove no próximo domingo, 29 de julho, a gravação ao vivo dos sambas concorrentes para o carnaval 2013, com a bateria de Mestre Noca. Nos intervalos, show de pagode. Na ocasião a escola vai oferecer grande feijoada, a partir das 12h, com sorteios de brindes. A entrada é franca e feijoada a R$11.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Combinado mostra sua força

O presidente Carlos Xororó com o Rei Momo Jair Ribeiro
A mais antiga escola de samba de Niterói, e quarta do Brasil, fundada em 1936, a Combinado do Amor consolidou sua volta ao carnaval no último domingo, 22 de julho. A agremiação do Caramujo recebeu mais de 500 amigos, entre comunidade, componentes, dirigentes das co-irmãs e do Rei Momo da cidade, Jair Ribeiro. Afastada dos desfiles oficiais desde a paralização do carnaval niteroiense em 1996, quando sagrou-se campeã do 2º grupo, a azul e branca provou que está em forma para abrilhantar o carnaval de Niterói. A festa foi realizada no CIEP AS Miranda, na Rodovia Amaral  Peixoto, onde serão realizados os ensaios para o carnaval 2013.

Indefinições - Apesar da tarde festiva, o presidente da do Combinado do Amor, Carlos Xororó ainda aguarda da Uesbcn (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói) o seu pedido de filiação, protocolado junto à entidade no dia 11 de julho.

Veja as imagens da festa que marcou a volta do Combinado do Amor

Coroa Negra é a grande campeã do carnaval virtual


Corações Unidos, Jovem Guarda e Estrela Guia na elite em 2013

A escola de samba virtual Coroa Negra sagrou-se a grande campeã dos desfiles virtuais de 2012. A apuração, realizada no último domingo, 22 de julho, definiu também as três agremiações que estarão no grupo de elite em 2013. O Império da Zona Norte que não desfilou, caiu para o grupo de acesso. A festa virtual foi realizada nos dias 14, 15 e 21 de julho. Confira aclassificação final

A poesia que vem do Jacarezinho

O pavilhão rosa, branco e verde do Jacarezinho (foto: Lúcia Mello)

O colunista da Cadência da Bateria, Professor Mariano, lembra a história da Unidos do Jacarezinho através dos sambas que marcaram a trajetória desta tradicional escola de samba. Confira a coluna do Professor.

domingo, 22 de julho de 2012

Cadência da Bateria aponta os melhores do Grupo de Acesso do carnaval virtual


Velha Guarda da Zona Oeste, a mais elegante
O carnaval virtual terminou nesta madrugada com o desfile das escolas do grupo de acesso. Oito agremiações se apresentaram, e a equipe do blog Cadência da Bateria apontou os melhores da passarela virtual. Neste domingo a partir das 15h o VirtuaFolia promove a apuração das notas dos grupos de elite e acesso. Confira o palpite da equipe da Cadência que pelo terceiroano consecutivo cobriu o grande evento virtual

Premiação Cadência da Bateria aos melhores do acesso:

Melhor Escola: Corações Unidos
Melhor Enredo: Colibris
Melhor Samba-Enredo: Corações Unidos
Melhor Conjunto Alegórico: Jovem Guarda do Samba
Melhor Conjunto de Fantasias: Corações Unidos
Melhor Intérprete: Reinaldo Coelho (Corações Unidos)
Melhor Comissão de Frente: Jovem Guarda do Samba
Melhor Ala de Baianas - Corações Unidos ("Cacique de Ramos")
Melhor Casal de Mestre Sala e Porta bandeira: Estrela Guia ("Meu amor é meu destino, salve a Festa do Divino")
Mais elegante Velha Guarda: Acadêmicos da Zona Oeste
Destaque: Kleber Vilches, carnavalesco da Jovem Guarda do Samba
Revelação: Thiago Acácio, intérprete da Acadêmicos da Zona Oeste

Jovem Guarda e Corações Unidos despontam no grupo de acesso


Baianas da Zona Oeste se destacaram
Com um desfile bastante colorido, fantasias luxuosas e belas alegorias a Jovem Guarda do Samba foi um dos destaques do desfile do Grupo de Acesso do Carnaval Virtual realizado na noite deste sábado, 21 de julho. A tradicional Corações Unidos também fez excelente desfile. Estrela Guia também deve brigar. Mas uma vez a equipe da Cadência da Bateria acompanhou a folia virtual. Saiba tudo sobre a última noite de desfile da VirtuaFolia.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Então está Combinado!


O GRES Combinado do Amor prepara sua volta ao carnaval neste domingo, 22 de julho. Na programação uma suculenta dobradinha e muito samba com grupos de pagode e componentes de co-irmãs do Rio e de Niterói. Durante o evento será apresentada a nova diretoria da agremiação. Fora do carnaval de Niterói desde 1995, quando conquistou o título do 2º grupo de escolas de samba, a azul e branco do Caramujo, fundada em 1936, vai realizar seus ensaios no CIEP A.S. Miranda no km2 da Rodovia Amaral Peixoto, em frente à passarela. “Fechamos uma parceria com o CIEP 447, onde vamos realizar todos os nossos eventos. É um lugar amplo e com estacionamento farto que dará conforto a nossos componentes e convidados”, informou o presidente Carlos Xororó. A festa desse domingo começa às 14h.

Mocidade de Icaraí entrega sinopse

A campeã de 2010 aposta em Max Lopes para voltar a ganhar
Neste domingo, 22 de julho, a partir das 12h, a Mocidade Independente de Icaraí entrega a sinopse do enredo aos compositores. Segundo o presidente da ala de compositores da escola, Lênio da Cutia, haverá premiação em dinheiro ao samba campeão da disputa. Quem comparecer ao evento vai saborear uma dobradinha oferecida pelo presidente da agremiação, Geraldo Santana, o popular Geraldão. No carnaval 2013 a azul e branca do Morro do Cavalão vai homenagear o carnavalesco Max Lopes com o enredo “Yes, nós temos Max Lopes, o Mago Iluminado Do Carnaval”. Este ano a Mocidade promove também um festival de grupo de pagode. O melhor grupo vai faturar um prêmio de R$3.000. A quadra da escola fica na Rua Lemos Cunha, ao lado do Túnel Raul Veiga em Niterói.

Tá Mole mas é Meu apresenta enredo

A irreverência é a marca da tricolor do Fonseca
O dia 19 de agosto vai ser de festa para a comunidade da Bonfim. O GRES Tá Mole mas é Meu promove em sua quadra de ensaio a apresentação oficial do enredo para o carnaval 2013, “ NO BALACOBACO DA ILUSÃO, O TÁ MOLE VAI CONQUISTAR SE CORAÇÃO”, que será desenvolvido pelos carnavalescos Luiz Spínola e Chico Corrêa. Na ocasião será distribuída a sinopse aos compositores interessados em participarem da disputa. A festa começa às 13h com uma roda de samba regada a uma suculenta moqueca de feijão a R10, com direito a uma latinha de cerveja. Às 18h show com a bateria da escola, passista e demais segmentos. Em 2013 a escola do presidente Délio Sales faz sua estreia no grupo principal do carnaval de Niterói.

Fora de Casa exalta as Marias em 2013

O pavilhão amarelo e preto no carnaval 2011
O bloco carnavalesco Fora de Casa divulgou nesta semana seu enredo para o próximo carnaval. Com o título “Fora de Casa exalta todas as Marias de nossa terra” a agremiação niteroiense tem como proposta homenagear todas as Marias, desde a escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus até a Maria Lata d´Água, figura marcante nos festejos de momo. O presidente da agremiação, Jorginho do Bairro promete festa para apresentar o enredo à comunidade do Bairro de Fátima.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viradouro e Porto da Pedra desfilam na sexta. Cubango sábado


Na última segunda-feira, 16 de julho, a Liesa e a Lierj, nova entidade que vai comandar os grupos A e B da Capital, promoveram evento na Cidade do Samba para definirem a ordem de desfile do carnaval 2013. Como já era esperando, e amplamente debatito nos bastidores do carnaval, os grupos A e B sofreram um junção e agora passam a se chamar Grupo Ouro, a segunda divisão do carnaval. Dessa forma, o Unidos do Jacarezinho, campeã do Grupo C em 2012, terá a mesma chance de subir para o Especial que a rebaixada Porto da Pedra e as demais escolas que desfilavam nos antigos grupos. Os desfiles do Grupo Ouro serão realizados na sexta-feira e sábado de carnaval. A campeã subirá automaticamente para o Grupo Especial em 2014. Já as três últimas colocadas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso da Aescrj. Os detalhes do regulamento serão divulgados em breve. As escolas mirins, que tradicionalmente se apresentam na sexta, agora desfilarão na terça-feira. Confira como ficou a ordem dos desfiles do GrupoOuro e do Grupo Especial

Cadência elege os melhores do carnaval virtual



Pura Soberaba, eleita a melhor escola pela Cadência
A equipe do Blog Na Cadência da Bateria divulgou nesta quarta-feira, 18 de julho, a lista dos melhores do grupo de elite do Carnaval Virtual 2012. Os desfiles foram realizados durante o último final de semana. Três escolas se destacaram. União Vermelho e Branco, que desfilou no sábado e Pura Soberba e Coroa Negra, no domingo. No próximo sábado, 21, será a vez dos desfiles do grupo de acesso. Confira a lista do Grupo Principal

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Segunda noite do Grupo de Elite do carnaval virtual tem mais duas escolas candidatas ao título

Pura Soberba e Coroa Negra capricharam nas fantasias e alegorias

Escolas proporcionam belos desfiles na passarela virtual Sérgio Porteleandro. Cinco agremiações encerraram o desfile do Grupo de Elite já na madrugada de segunda-feira. Destaque para os desfiles impecáveis da Pura Soberba e Coroa Negra e para a superação dos Ociosos de Gericinó. No próximo fim de semana será a vez das escolas do grupo de acesso. Nesta segunda-feira o Blog Cadência da Bateria divulga a relação dos melhores do carnaval virtual. Apuração acontece no próximo domingo, 22 de julho. Confira como foi a festa virtual do carnaval e a opinião dos comentaristas da Cadência.

domingo, 15 de julho de 2012

UBV e Império de Jorge se destacam na primeira noite de desfiles virtuais

Com um enredo bem desenvolvido sobre o funk, Beijilha também vai brigar

A Passarela Virtual Sérgio Porteleandro, foi palco na noite desta sábado da primeira noite de desfiles do Grupo de Elite do VirtuaFolia. Cinco agremiações se apresentaram, e mais uma vez o blog Na Cadência da Bateria acompanhou tudo. Saiba como foi a festa na opinião do comentarista da Cadência,Anderson Canela.

sábado, 14 de julho de 2012

Desfiles do carnaval virtual começam neste sábado


Pura Soberba. Campeã 2011
A partir deste sábado, 14 de julho, a Passarela Virtual Sérgio Porteleandro receberá a alegria e a criatividade das escolas de samba virtuais. Começa o Carnaval Virtual 2012, com o desfile do Grupo de Elite da Virtuafolia. Às 20h desfila a Águia Real. Logo depois cruzam a passarela a Império de Jorge, União da Beijilha, Arriba Muchacho e União Vermelho e Branco. No domingo, no mesmo horário, se apresentam Brilho de Fogo, Tradição de Bangu, Pura Soberba (atual campeã), Sei Lá, Coroa Negra e Estrela Dalva.

A folia continua no próximo sábado, dia 21, com o Grupo de Acesso. A partir das 20h passarão pela avenida virtual as agremiações Aliança Suburbana, São Clemente Capixaba, Jovem Guarda do Samba, Arranco da FGAF, Corações Unidos, Estrela Guia, Acadêmicos da Zona Oeste e Colibris.

O blog Na Cadência da Bateria, pelo terceiro ano consecutivo vai cobrir o evento e eleger os melhores dos grupos de elite e acesso. Participam da cobertura o comentarista Anderson Canela e editor Luiz Eugenio.

Como assistir - Basta acessar www.virtuafolia.com.br e visualizar a passarela, onde as alas e carros podem ser conhecidos com um simples clique na barra de rolagem. Na página também estará disponível o link para a Rádio Arquibancada (www.radioarquibancada.com.br), onde a transmissão do desfile acontecerá ao vivo, com muita irreverência e informação. Salas de Chat estarão disponíveis para uma melhor interação dos foliões virtuais. Para participar, basta entrar no portal UOL (www.uol.com.br), e clicar, na seguinte sequência, em bate papo, salas abertas por assinantes, tema livre e Virtuafolia. Os internautas também poderão participar das pesquisas de ibope, que apontam a escola preferida do público.

Julgamento - As escolas são julgadas em 5 quesitos: enredo, samba-enredo, fantasia, alegoria e conjunto. Quatro jurados por quesito atribuirão notas de 7 a 10, com variação em meio ponto. A apuração será no dia 22 de julho, a partir das 15h.

Os jurados que definirão o resultado são:

Grupo de Elite
Alegorias – Marco Capellupi / Jaime Cezário / Sandro Gomes / Gustavo Melo
Enredo – Eduardo Nunes / Vinicius Ferreira / Eduardo Campos / Pedro Henrique Neves
Fantasias – Eduardo Pinto / Roberta Antunes / Eduardo Gonçalves / Edson Siqueira
Conjunto – Leonardo Soares / Vitor Monteiro / Sergio Cordeiro / Rodrigo Paes
Samba-Enredo – Ricardo Barbieri / Diego Poesia / Renato Buarque / Daniel Barbosa

Grupo de Acesso
Alegorias – Leonardo Rodrigues / Wemerson Peu / Marcus Vinicius Arromatte / Aline Azevedo
Enredo – Ricardo Dias / Fernando Peixoto / Rodrigo Caetano / Roberto Vilaronga
Fantasias – Carolina Grimião / Igor Matos / Marcio Motokane / Raphael Khaleb
Conjunto – Alberto Lemos / Marcos Maia / Fabricio Abizethe / Marcio Zuma
Samba-Enredo – Bernardo Sampaio / Daniel Abreu / Alexandre Graciano / Thiago Lepletier
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015