CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Onda de terror altera rotinas das agremiações

A sensação de insegurança que tomou conta das ruas de todo o Estado do Rio de Janeiro alterou a agenda de programações de algumas escolas de samba da capital e de Niterói. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra informou em nota de sua assessoria de imprensa que cancelou o evento que realizaria nesta sexta-feira, 26. A Renascer de Jacarepaguá também cancelou o evento desta sexta-feira. Em nota enviada à redação da Cadência da Bateria, a assessoria de comunicação da escola informou que a decisão do presidente, Antônio Carlos Salomão, visa preservar a integridade e segurança das pessoas que compareceriam ao evento. Ainda segundo a nota, a “Renascer de Jacarepaguá se solidariza com as autoridades e com a população carioca diante deste quadro sem precedentes na história do estado”. Ontem, 25, quinta-feira, a Viradouro também deixou de realizar seu ensaio. A decisão foi do vice presidente da escola, Rildo Seixas, e sua diretoria.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Viradouro cancela evento deste sábado

A assessoria de imprensa da Unidos do Viradouro informou através de nota que m virtude da violência que tomou conta da cidade do Rio de Janeiro nesses últimos dias, decidiu cancelar o evento que seria realizado, amanhå, 28, em sua quadra de ensaios no Barreto. Na nota, a assessoria explica que o objetivo, é preservar a segurança de todos que compareceriam à festa. A família Viradouro, pede Paz!

Escrava Anastácia no Carnaval de Niterói

O Bloco Carnavalesco Grilo da Fonte, da comunidade de Teixeira de Freitas, no bairro do Fonseca, em Niterói, escolhe neste sábado, dia 27 de novembro, o seu samba-enredo para o Carnaval 2011. Quatro sambas estão na disputa, e um deles representará o enredo sobre a Escrava Anastácia. A escolha do samba acontece no sábado a partir das 20h, na Travessa da Fonte, no final da Rua Teixeira de Freitas, em frente à Igreja Santa Terezinha.

História - Anastácia nasceu em Pompeu, Minas Gerais, em 1740. Ela tinha uma beleza que provocava paixões, assim como provocava ódio. Negra de olhos azuis, era cobiçada pelos feitores. Foi violentada, discriminada, subjugada. Ela, até hoje, é admirada pela comunidade negra, como um símbolo de resistência, física e espiritual. Seus olhos azuis vêm do senhor de engenho que comprou e violentou Delmira, sua mãe, uma jovem negra também bonita, arrematada num leilão de escravos.

A Escrava Anastácia, por não aceitar os assédios dos senhores de engenho, foi castigada e obrigada a usar uma máscara de ferro, que só era retirada nas horas de refeição. De início, seria um castigo temporário, mas as mulheres da Casa Grande exigiram que a punição fosse permanente, temendo que seus homens as trocassem por Anastácia.

A Escrava Anastácia se mantém viva na religião, na raça negra, na luta contra a discriminação racial, na luta contra a violência contra as mulheres. É essa história que o Grilo da Fonte vai cantar na avenida.

Porto da Pedra divulga fantasias comerciais

Nesta quarta-feira, 24, a direção da Porto da Pedra divulgou as fantasias comerciais para o carnaval 2011. No próximo desfile, 80% das alas serão compostas pela comunidade de São Gonçalo, com inscrições gratuitas, que já acontecem na secretaria e no barracão da escola. Para que os amantes do Tigre, de outras localidades, também possam participar do desfile, a Vermelha e Branca decidiu manter algumas alas comerciais. Estas serão divididas com a comunidade, não havendo uma totalidade - de ala - comercializada. Segundo o diretor de carnaval da escola, Amauri de Oliveira, essa é uma ação importante para manter a evolução e o canto da agremiação no desfile oficial. "Precisamos valorizar nossa comunidade e levar para a avenida um grande desfile. Porém, não podemos esquecer das pessoas que gostam da Porto da Pedra e que desejam comprar uma fantasia. Para isso, iremos fazer uma integração entre ala comercial e comunidade. Desta forma, nossa harmonia, canto e evolução estarão afinados para uma grande apresentação." - disse Amauri. Para mais informações acesse o site da escola (www.unidosdoportodapedra.com.br), ou pelo telefone (21) 3707-1518 . Confira as fantasias

Renascer faz festa para coroar Rainha de Bateria

A Renascer de Jacarepaguá realiza na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, a partir de 22h, uma grande festa para coroação de sua nova Rainha de Bateria, a publicitária carioca Patrícia Nery. A noite contará com show do grupo Molejo, seguido de espetáculo de samba comandado pela bateria de Mestre Paulão e pelo intérprete Rogerinho Renascer. A coroação está prevista para acontecer por volta de 1h30min da madrugada e terá como mestre de cerimônias David Brazil. A festa será na quadra da Renascer, localizada na Avenida Nelson Cardoso, 82, Largo do Tanque, Jacarepaguá. Em 2011, a Renascer de Jacarepaguá será a segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí no sábado de carnaval, no Grupo de Acesso A. Desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira o enredo da agremiação é “Águas de Março” e fala sobre o Circuito das Águas Paulista. Saiba mais sobre a nova musa da Renascer, Patrícia Nery.

Curicica recebe Estação Primeira de Mangueira no próximo domingo.

No próximo domingo (28/11) a partir das 13 horas em sua quadra de ensaios acontece a 21ª feijoada da Família Curicica com a participação dos grupos Samba Arte e convidados e no final o G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira faz a festa com a sua bateria, intérprete, casal de MS e PB e passistas. A camisa convite pode ser adquirida antecipadamente em nossa quadra que fica na Rua Arauá 385 pelo valor de R$ 12,00 e no dia do evento custará R$ 15,00 onde você vai saborear a feijoada quantas vezes desejar. O Endereço da quadra é Rua Arauá 385, Curicica, Jacarepaguá. O G.R.E.S. União do Parque Curicica será a 7ª escola a desfilar pelo grupo B dia 08/03/2011 com o Enredo "Eu sou o Samba, a voz de um povo Brasileiro" que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Dani Bananinha e Patrícia Costa a frente da Bateria da Viradouro

A Unidos do Viradouro terá no Carnaval 2011 duas rainhas a frente da bateria Furacão Vermelho e Branco, sob o comando de Mestre Pablo. Dani Bananinha, assistente de palco do Caldeirão do Huck, foi escolhida para formar dupla com a atriz e bailarina Patrícia Costa(foto).

Segundo o Presidente Gusttavo Clarão, a ideia é compor a união entre comunidade e mundo artístico. “Durante o desenvolvimento do enredo "Quem Sou Eu Sem Você?" pensamos em duas mulheres a frente da bateria, com uma coreografia especifica, simbolizando a união e o símbolo da agremiação, as mãos dadas, por isso a escolha de uma branca e uma negra. A Patrícia tem uma história com a comunidade. Ela estava presente no ano em que a escola foi campeã do Carnaval, 1997, e além disso, ganhou o Estandarte de Ouro como passista da Viradouro em 1992”.

"A Dani Bananinha foi indicada por Marcelo Rosenbaum (arquiteto que participa do programa de Luciano Huck no quadro "Lar Doce Lar"), e é muito legal este interesse dela pela escola. É amante do carnaval, e isso é muito importante. Inclusive ela frequenta Niterói por ser amiga de André Marques (ator e apresentador). Tenho certeza que a Viradouro estará muito bem representada, com a escolha”, acrescenta.

A festa da coroação, está marcada para o dia 4 de dezembro, na quadra da escola, no Barreto em Niterói.


Foto: Departamento Cultural e Assessoria de Imprensa da escola

Calendário de ensaios técnicos - Carnaval 2011

A Acadêmicos do Cubango divulga calendário de ensaios técnicos e dará início aos ensaios no próximo domingo, 21, no centro de Niterói a partir das 18h.





2010


21/11/2010 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói
28/11/2010 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói
05/12/2010 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói
14/12/2010 - às 20h - Terça-feira - Rua Noronha Torrezão - Viçoso Jardim (Próx. ao Bumba) - Cubango / Niterói

2011

09/01/2011 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói
16/01/2011 - às 18h - Domingo - Sapucaí
23/01/2011 - às 18h - Domingo - Paraíso / São Gonçalo
30/01/2011 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói
06/02/2011 - às 18h - Domingo - Paraíso / São Gonçalo
13/02/2011 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói
20/02/2011 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói 23/02/2011 - às 20h - Quarta-feira - Rua Noronha Torrezão - V. Jardim (Próx. ao Bumba) - Cubango / Niterói
27/02/2011 - às 18h - Domingo - Av. Amaral Peixoto - Niterói


Foto: Blog da escola

Andréa de Andrade é coroada rainha da bateria da Mocidade

Diversos artistas e segmentos da verde e branco fizeram festa para receber Andréa

A Mocidade Independente, na noite do último sábado, 20, coroou Andréa de Andrade como rainha da bateria. A bela reinará absoluta à frente dos ritmistas da verde e branco em 2011. Diversos convidados e todos os segmentos da Mocidade fizeram festa para receber Andréa, entre eles, a atriz Nívea Stelmann, os atores Rafael Zulu, Rafael Cardoso e Felipe Luhan, além de integrantes do atual elenco da novela Malhação, como Daniela Carvalho e Jéssica Alves.

Andréa recebeu a faixa de rainha da bateria das mãos do carnavalesco Cid Carvalho, a corôa da primeira-dama da Mocidade, Célia Vianna, e ainda ganhou um colar de ouro com brilhantes com o símbolo da escola - uma estrela -, um presente do presidente Paulo Vianna. A loura sambou com os ritmistas de mestre Bereco após a coroação e agradeceu todas as homenagens e a aceitação da comunidade. A moça, de 24 anos, que já desfilava na escola há 4 como composição de alegoria, emocionada, fez um breve discurso.

- Estou muito feliz, emocionada e agradecida. Fui muito bem recebida pelos segmentos da escola, pelo mestre Bereco e pelo presidente Paulo Vianna. Estou em casa e tenham certeza que honrarei e respeitarei o nome dessa bateria - concluiu.

Em 2011 a Mocidade buscará seu 6º título no Grupo Especial com o enredo "Parábola dos Divinos Semeadores", de autoria do carnavalesco Cid Carvalho.

Foto: Assessoria da escola

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Viradouro promove festa de protótipos

A Unidos do Viradouro realiza no próximo sábado, dia 13, à partir das 22hs, a festa de protótipos para apresentar as fantasias do enredo "Quem sou eu sem voce?" para o carnaval 2011. A programaçåo tera inicio com show da agremiaçåo, logo em seguida os componentes e torcedores da escola, teråo a oportunidade de conhecer os figurinos idealizados pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, que assina seu primeiro carnaval à frente da vermelha e branca de Niterói, a noite promete muitas surpresas dentre elas, a exibição de um video, com os 10 desfiles mais marcantes e emocionantes da agremiaçåo, a escolha foi realizada através de uma enquete realizada no site da escola, onde todos puderam votar no favorito.

Serviço;

Evento: Festa de Prototipos da Unidos do Viradouro.
Data: 13/11
Entrada: R$ 5 ( homem) e (mulheres) gratis ate 00:00, apos será cobrado o mesmo valor R$5.
Horario: 22h
Mesa: R$ 50
Endereço: Av.do contorno,16, Barreto - Niterói
www.gresuviradouro.com.br

Porto da Pedra fecha parceria com Prefeitura de São Gonçalo e doa 80% das fantasias à comunidade

A nova diretoria da Porto da Pedra firmou na última semana uma parceria com a Prefeitura Gonçalense. Objetivo é fortalecer a escola valorizando a raiz da escola e de sua comunidade. A primeira ação foi cancelar a taxa de inscrição para as alas de comunidade. O componente que já realizou a inscrição com o pagamento de taxa, terá o valor integral devolvido. Saiba tudo sobre a proposta da nova diretoria para o carnaval 2011.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

União do Parque Curicica já tem samba para 2011‏

Após um mês de disputa a União do Parque Curicica escolheu o hino que levará para a avenida no Carnaval de 2011. Por volta da 1h30 de domingo foi anunciada a obra campeã dos compositores: Brasil, J. Sardinha, Rui Só, Fernando Bom Cabelo, Rafael Bernini e Badá. No próximo domingo, 14, a partir das 20 horas acontece o 1º ensaio com a comunidade da escola já com o hino oficial de 2011. O endereço da quadra é Rua Arauá, 385, Curicica, Jacarepaguá. Confira a letra do sambaoficial da União do Parque Curicica para o carnaval de 2011


EU SOU O SAMBA...

A MINHA HISTÓRIA VOU CONTAR

VIM LÁ DA ÁFRICA DISTANTE
PRA NESSE CHÃO DESEMBARCAR
AQUI MINHA SEMENTE GERMINOU
E ME TORNEI CARIOCA EXPORTAÇÃO
CONSTRUI O MEU LEGADO
MESMO COM A DISCRIMINAÇÃO
FOI DONGA QUEM ME POPULARIZOU
TIA CIATA, TAMBÉM ME ABRAÇOU
EU FALO DA VIDA, DE SONHO DE AMORES
VALORIZANDO A MENTE DOS COMPOSITORES

PARTIDO ALTO, BOSSA NOVA E PAGODE
MINHA ALEGRIA TOMA CONTA DO TERREIRO
EU SOU DE BREQUE, O ENREDO DA CANÇÃO
A TERAPIA DESSE POVO BRASILEIRO

COM A MINHA GINGA
ENCANTANDO A MALANDRAGEM
SOU A VOZ DO MORRO
VOU GANHANDO MAIS BAGAGEM
E COM ORGULHO O SAMBISTA ANUNCIA
DOIS DE DEZEMBRO O COURO COME É O MEU DIA
NA BATUCADA VEJO O DIA AMANHECER
SOU PATRIMÔNIO CULTURAL DESSE PAÍS
JÁ TÁ PROVADO, TÁ NO SAMBA, TÁ FELIZ

NA MAGIA DO CARNAVAL
EU VOU UNINDO GENTE POBRE E GENTE RICA
QUEM É DO SAMBA
SAMBA AÍ QUE EU QUERO VER
A MINHA ESSÊNCIA VEM DO PARQUE CURICICA

Porto da Pedra apresenta fantasias com espetáculo no Teatro Carlos Gomes‏

Na noite da última terça-feira, 02, a Porto da Pedra reuniu 600 convidados para o lançamento de suas fantasias para o carnaval 2011. A apresentação (que não pode ser filmadas ou fotografada), aconteceu no teatro Carlos Gomes, no Rio, e contou com a presença de personalidades da dramaturgia, do mundo do samba, jornalistas e comunidade do Tigre São Gonçalo. Este foi o primeiro evento da gestão do presidente Francisco José Marins Ferreira, que fez questão de receber os convidados no foyer do teatro. O grandioso espetáculo, que contou com a participação emocionante da atriz Louise Cardoso e da peça "O Cavalinho Azul", terminou ao som da bateria Ritmo Feroz, sob o comando do mestre Thiago Diogo e com Luizinho Andanças, intérprete oficial, apresentando o samba da escola para a próxima temporada. As fantasias do carnaval 2011, criadas pelo carnavalesco Paulo Menezes, fizeram parte de uma exposição montada no salão nobre do Carlos Gomes. Cores, leveza e sofisticação marcaram os figurinos que a vermelha e branca apresentará na Marquês de Sapucaí. Segundo Paulo Menezes, o enredo "O sonho sempre vem pra quem sonhar...", é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo a obra da Maria Clara Machado. " Mais uma vez o meu sonho torna-se realidade e o momento não poderia ser melhor. Em 2011 a Maria Clara Machado estaria completando 90 anos de vida, também faz 10 anos que ela se foi e o teatro O Tablado, seu sonho maior, completará 60 anos de fundação. É a grande oportunidade de mostrar ao mundo sua obra" - disse Menezes. Para Francisco José Marins, presidente do Tigre, não poderia existir lugar melhor que o teatro para homenagear Maria Clara. "O sonho da Porto da Pedra vai se concretizar na avenida com o trabalho de toda nossa comunidade. O lançamento das fantasias é apenas o início de tudo que estamos preparando para 2011. E não poderia existir lugar melhor que o teatro para homenagear a grande autora Maria Clara Machado." - contou o dirigente. Confira as fotos da festa.

CD do grupo A será apresentado aos presidentes das escolas do grupo nesta terça-feira‏

Encerradas as gravações do CD do Grupo A da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso – Lesga, o trabalho segue para a mixagem e remasterização na Companhia dos Técnicos, em Copacabana. Leonardo Bessa, produtor musical do CD, afirma que as gravações foram feitas com muita tranqüilidade e todo o cronograma ocorreu conforme o esperado:

- Todas as escolas participantes deram o melhor de si. Estou feliz, pois tudo ocorreu dentro do nosso esperado e tenho certeza que o público vai ouvir um excelente trabalho, com bons sambas e toda a paixão das comunidades pelas suas agremiações. Nesta mixagem vamos fazer o acabamento final das faixas e apresentá-las a Lesga para aprovação.

A previsão é que o CD deverá estar pronto no dia 09 de novembro, quando será feita uma apresentação do trabalho em um evento somente para os 11 presidentes das escolas de samba envolvidas no projeto e fechado ao público em geral.

Segundo o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, a ideia é que o CD seja vendido nas quadras das escolas e na sede da entidade com um preço acessível aos sambistas. Há também a possibilidade de ter uma venda casada com um jornal carioca.

As escolas de samba componentes do Grupo A desfilam no sábado de carnaval, na Marquês de Sapucaí. O CD do Grupo A – Carnaval 2011 deve estar em ponto de venda entre o final de novembro e início de dezembro.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Divulgado o calendário dos ensaios técnicos na Sapucaí para 2011

Janeiro

09/01 (Domingo) - Rocinha (19h); São Clemente (20h); Salgueiro (22h)

15/01 (Sábado) - Alegria da Zona Sul (19h); Viradouro (20h); Imperatriz (22h)

16/01 (Domingo) - Cubango (19h), Mocidade (20h), Unidos da Tijuca (22h)

22/01 (Sábado) - Pilares (20h); União da Ilha (22h)

23/01 (Domingo) - Renascer (19h), Grande Rio (20h); Mangueira (22h)

29/01 (Sábado) - Porto da Pedra (20h); Portela (22h)

30/01 (Domingo) - Santa Cruz (19h); Beija-Flor (20h); Vila Isabel (22h)

Fevereiro

06/02- (Domingo) - Império Serrano (19h); Império da Tijuca (20h); Salgueiro (22h)

12/02- (Sábado) - São Clemente (20h); União da Ilha (22h)

13/02- (Domingo) - Estácio (19h); Mocidade (20h); Mangueira (21h)

19/02- (Sábado) - Porto da Pedra (19h); Portela (22h)

20/02- (Domingo) - Inocentes (19h); Vila Isabel (20h); Grande Rio (22h
)
26/02- (Sábado) - Imperatriz (20h); Beija-Flor (22h)

27/02- (Domingo) - Unidos da Tijuca (22h)
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015