CADÊNCIA DA BATERIA

O maior encontro de bandeiras de Niterói

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Alegria da Zona Norte - Campeã do Grupo A

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

Experimenta da Ilha da Conceição - Campeão do Grupo B

CARNAVAL DE NITERÓI 2018

União da Engenhoca - Campeã do Grupo C

NA CADÊNCIA DA BATERIA 2018

O CARNAVAL DE NITERÓI PASSA AQUI

NA CADÊNCIA DA BATERIA

O maior acervo do Carnaval de Niterói

CADÊNCIA DA BATERIA

Carnaval de Niterói. Ontem e hoje!

.

.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Samba encerrará aniversário da Câmara de Niterói

Marcada para o próximo dia 11 de agosto, a festividade pelos 190 anos de aniversário da Câmara de Niterói, contará com show de bateria, mestre sala e porta bandeira da Acadêmicos do Cubango. As atividades incluem também serviços sociais gratuitos à população, palestras e missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A União das Escolas de Sambas e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) participa da festa, e homenageia o presidente da casa, vereador Paulo Bagueira - um dos mentores da revitalização do Carnaval na cidade - montando tenda com bandeiras das agremiações filiadas à entidade. (saiba mais)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Paradoxo e inovação feminina podem alavancar o Carnaval de Niterói

Professor Mariano em sua coluna, mostra como o paradoxo e a inovação feminina podem alavancar o carnaval de Niterói. O G.R.B.C. & Cultura Saias na Folia, uma agremiação formada só por mulheres, será a responsável pelo feito. leia.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Escola do Grupo de Acesso do Rio mostra interesse em desfilar em Niterói

Depois da Inocente de Maricá e da Independente do Boaçu, a Unidos do Sacramento também pleiteia filiação no carnaval de Niterói em 2010. O presidente da agremiação, Almir Brandão, que é de São Gonçalo e desfila há anos no Rio, esteve na última plenária realizada pela diretoria executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (Uesbcn) na noite da última terça-feira (27.07) no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói. Embora se mostre receptivo a novas filiações, o presidente da Uesbcn, Ito Machado, afirmou que a prioridade para o carnaval de 2010, em termos de verbas, são as agemiações já filiadas. Segundo Ito, se não houver recursos para as novas participantes, a alternativa seria que elas desfilassem como avaliação, sem disputar o título. (saiba mais)

De roupa nova, Porto da Pedra apresenta sambas

Os sambas concorrentes ao hino da vermelha e branca de São Gonçalo, se apresentarão no próximo dia 02. Mas essa não é a única novidade. Para receber os convidados e compositores a quadra passou por uma grande reforma, e estará de roupa nova nesta temporada. Quem for à quadra no próximo domingo poderá conferir com que roupa a vermelha e branca vai para o carnaval 2010. Saiba mais

terça-feira, 28 de julho de 2009

A força da Mulher no carnaval de Niterói


Formado apenas por mulheres, o Bloco Carnavalesco Saias na Folia promete inovar o carnaval de Niterói. No último domingo a agremiação da presidente Rita Dirr e da vice Meryanne Cardoso (foto) mostrou um pouco do que vai levar para a Rua da Conceição em 2010, durante 1º Encontro dos amigos do Saias da Folia, realizado no Fluminense Atlético Clube, na tarde do último domingo. A bateria de Mestre Thalita deu show, e os sambas exaltação, interpretados por Maria Menezes emocionaram. Saiba mais.

Cubango apresenta sambas


O G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango apresentou na noite do último domingo em sua quadra, as vinte e duas obras que concorrerão ao hino da escola em 2010. Primeira eliminatória acontece já na próxima sexta-feira, 31. Durante o evento foram entregues troféus aos destaques do Virtuafolia, desfile virtual de escolas de samba, realizado há duas semanas. Saiba mais

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Na Cadência da Bateria lança rádio web exclusiva de samba 24 horas por dia

Para comemorar os dez mil acessos ao site http://www.nacadencia.blogspot.com/, o Grupo "Na Cadência da Bateria" prepara mais uma novidade aos sambistas que ajudaram a consolidar essa realização. Em agosto, a equipe lançará a primeira rádio exclusiva de samba, que terá capacidade de transmissão 24 horas por dia e poderá ser ouvida em qualquer lugar do mundo interligado à Internet. O lançamento da rádio marca o retorno do programa "Na Cadência da Bateria", que irá ao ar nas noites de segunda-feira. O plano é uma preparação para que o programa seja colocado em uma rádio aberta, ainda no segundo semestre de 2009. Rádio web vai possibilitar transmissão ao vivo das quadras das escolas. (saiba mais)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Unidos do Porto da Pedra está nos preparativos para a escolha do hino oficial que cantará no carnaval 2010


A vermelha e branca de São Gonçalo já definiu o calendário das eliminatórias de sambas enredo para o Carnaval 2010. Os compositores terão até o dia 31 de julho para se inscreverem no concurso que vai definir o hino da escola para o enredo "Com que roupa... eu vou? Pro samba que você me convidou", do carnavalesco Paulo Menezes. A grande final também já tem data marcada: 11 de outubro. Saiba mais


terça-feira, 21 de julho de 2009

Primeira Porta Bandeira se apresenta no Sossego

Contratada para tentar a nota máxima no desfile de terça-feira de Carnaval no Grupo Rio de Janeiro B, a porta bandeira Rosilane teve encontro com presidente José Adriano Ferreira, o "Folha", neste final de semana. Contratação visa reforçar a "Lira" para tentar a inédita vaga no Grupo de Acesso do Carnaval carioca (saiba mais).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pingo D'agua já tem enredo para o Carnaval 2010

Primeira escola a se apresentar em São Gonçalo em 2010, a Pingo D'agua já definiu o enredo para o próximo Carnaval. A escola vai falar sobre a cidade mineira de Carangola e personalidades da cidade que se destacaram em suas respetivas áreas. Presidente Hugo Camburão mantém contatos com representantes da cidade para trazer o maior número possível de mineiros para o desfile em São Gonçalo. (Saiba mais).

domingo, 19 de julho de 2009

União Vermelho e branco é campeã do carnaval virtual - Grupo de Elite

A União Vermelho e Branco confirma favoritismo e é a campeã do Carnaval Virtual 2009. Apontada como a melhor escola virtual pelos comentaristas do "Na Cadência da Bateria", a Vermelho e Branco de Niterói conquista o título com autoridade. A Pura Soberba ficou com o vice-campeonato, desbancando a Sei lá (3° colocada) e a campeã de 2008 Corações Unidos (4° colocada), em 5° ficou a Arranco da FGAF. Saiba mais sobre os resultados da apuração dos grupos de Elite e Acesso do carnaval virtual 2009.

Apuração do carnaval Virtual

A União Vermelho e Branco é a principal favorita ao titulo. Você pode acompanhar ao resultado hoje a partir das 15hs no site http://www.virtuafolia.com.br/, e vai ficar muito bem informado sobre tudo que rola na apuração virtual aqui na Cadência da Bateria. Clique aqui e saiba mais detalhe

sábado, 18 de julho de 2009

Os 100 anos da Estrela do Império Serrano, Mano Décio da Viola

Professor Mariano em sua coluna lembra os 100 anos de nascimento do extraordinário sambista Mano Décio da Viola e sua importância para o mundo do samba e principalmente para história da comunidade da serrinha. Leia.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Blocos de Niterói esquentam os tamborins

Acadêmicos do Virgílio Bragança e Sais da Folia, dois dos blocos que pleiteiam vagas nos desfiles de sábado de Carnaval estão em plena atividade, mesmo sabendo que apenas no fim do mês terão a confirmação da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (Uesbcn) sobre o ingresso na Carnaval 2010. No Virgílio, que já escolheu o enredo sobre o abacaxi, haverá churrasco domingo para os componentes. Já o Saias da Folia, composto só por mulheres, lança o tema no próximo dia 26. (saiba mais).

quinta-feira, 16 de julho de 2009

São Gonçalo define ordem de apresentação para o Carnaval 2010

Coordenado pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Gonçalo (Liessg), o sorteio definiu a apresentação de seus escolas da chamada elite no sábado de Carnaval e outras seus do Grupo de Acesso na terça-feira. Agremiações tem até o dia 10 de agosto para definirem enredos. saiba mais.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Uesbcn realiza primeira plenária preparatória para Carnaval de 2010

Entidade quer fazer concurso de sambas de terreiro até outubro com eliminatórias por bairros de Niterói. Dirigentes afirmam que dependem de verbas para aceitar filiação de novas agremiações. Presidente Ito Machado diz que vai reinvindicar do poder público a cessão de subvenção partir do mês de dezembro. saiba mais.

Viradouro fala sobre o México e define rainha

A Viradouro divulgou na noite da última terça-feira a sinopse que servirá como referência para que os compositores façam os sambas enredo. O tema é o México. O cronograma do concurso para escolher o hino oficial deverá ser divulgado até o fim do mês. A direção da escola também vai definir no segundo semestre o nome da rainha da rainha de bateria que substituirá Juliane Almeida. Leia a íntegra da sinopse da Viradouro. (Saiba Mais)

Estréia do musical da Porto da Pedra teve casa cheia

Cerca de 800 pessoas estiveram na quadra do Tigre, na Vila Lage, na estréia do Musical "Brasil em vermelho e branco'', que conta com 60 pessoas, todos da comunidade de São Gonçalo. O objetivo do trabalho e gerar renda para a continuidade do desenvolvimento artístico do elenco. Próximos espetáculos, nos próximo dia 21 e em 4 de agosto, já estão com ingressos a venda. (Saiba mais).

terça-feira, 14 de julho de 2009

Fernando Pinto: Precursor do carnaval Virtual

Professor Mariano em sua coluna, mostra como o saudoso carnavalesco Fernando Pinto já fazia carnaval virtual em 1985. Veja. Além da brilhante recordação, os internautas poderão também ouvir o aúdio do desfile da Mocidade de 1985 "Ziriguidum 2001" ao vivo da Marquês de Sapucaí.

Porto da Pedra estréia musical nesta terça-feira

Depois do lançamento do enredo "Com que roupa eu vou? Pro samba que você me convidou!", do carnavalesco Paulo Menezes, a Porto da Pedra adota uma iniciativa considerada "inédita" no mundo do samba: a produção do show "Brasil em Vermelho e Branco": Porto da Pedra, o musical". Segundo os dirigentes do "Tigre", o espetáculo é fruto de meses de trabalho e conta com 60 integrantes. Objetivo do projeto, segundo idealizadores, é gerar renda para os artistas de comunidades de São Gonçalo. (saiba mais)

Carnaval de 2010 em Niterói começa com definição do número de desfilantes

A diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (uesbcn) dá início, nesta terça-feira (14.07) a organização do Carnaval de 2010. Eleitos no mês passado para um mandato de cinco anos, os dirigentes começarão o planejamento fazendo em conjunto com os presidentes das filiadas a definição do número de agremiações que passarão pela Rua da Conceição na tradicional festa do Momo. Duas escolas e pelo menos seis blocos pleiteiam a filiação para participarem do próximo desfile. (saiba mais)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fim da segunda noite de desfile das escolas virtuais

Neste domingo mais seis escolas se apresentaram na passarela virtual .
Na análise geral dos comentarista da cadência da bateria, a campeã sai do desfile de domingo. A briga está entre União Vermelho e Branco e Corações Unidos, porém, a União leva uma pequena vantagem, pois foi mais compacta . O coordenador geral Luiz Eugênio,Professor Mariano e Anderson Canela,comentaristas da cadência, deram os seus resultados. veja os comentários e quem são as melhores do carnaval virtual na opinião do "Na Cadência da Bateria"‏.

domingo, 12 de julho de 2009

Beijilha decepciona


Última escola a desfilar, encerrando o desfile das escolas de samba virtuais 2009, do chamado grupo de elite, a União da Beijilha, não foi bem. Com um samba fraco e fantasias muito simples a tradicional escola fez o pior desfile da noite.

Império da Zona Norte surpreende a avenida


Com um enredo que homenageou o presidente da Arriba Muchacho, o cubanguense e vascaíno Léo Andrade, o Império da Zona Norte realizou um bom desfile, com destaque para as belas fantasias. Mais uma vez um samba da Cubango foi o esquenta de uma escola virtual. A Zona Norte escolheu o "Aconteceu", tradicional samba de esquenta da verde e branca da Noronha Torrezão. O Império inovou a levar para a avenida uma intérprete. Julia Allan defendeu o samba na avenida.

Corações desfila pelo bicampeonato


Campeã do ano passado, a Corações Unidos, quarta escola a desfilar, apresentou um desfile rico, com alegorias grandiosas. Professor Mariano aponta a escola de Niteroi como uma das favoritas ao título.

Pintou a primeira real candidata ao título virtual


Professor Mariano aponta a União Vermelho e Branco, terceira escola a desfilar, com uma das fortes candidatas ao título do carnaval virtual. As alegorias impactantes e o belo samba enredo foram considerados pelo comentarista o ponto forte da escola.

Equilíbrio entre as duas primeiras agremiações no desfile virtual


Depois da passagem das duas primeiras escolas, o comentarista da Cadência da Bateria, professor Mariano, vê equilíbrio entre os desfiles da Pura Soberba, primeira a entrar na avenida neste domingo e a Colibris.

Vai começar a segunda noite dos desfiles virtuais


Daqui a pouco, às 20h, vai começar a segunda noite dos desfiles virtuais. Seis agremiações cruzarão a passarela virtual Sérgio Porteleandro. A primeira agremiação a desfilar será o G.R.E.S.V. Pura Soberba, seguida do G.R.E.S.V. Colibris. A terceira será a União Vermelho e Branco, a quarta Corações Unidos. Depois é a vez do Império da Zona Norte, e encerrando a participação da escolas do grupo de elite das escolas virtuais a União da Beijilha.

Você pode acompanhar a transmissão no site http://www.virtuafolia.com.br/, e vai ficar muito bem informado sobre tudo que rola na passarela virtual aqui na Cadência da Bateria.

Ontem desfilaram outras seis escolas do chamado grupo de elite. Clique aqui e saiba como foi o desfile

Fim da primeira noite de desfiles das escolas virtuais

Neste domingo mais seis escolas se apresentam na passarela virtual
A primeira noite de desfiles das escolas virtuais terminou no início da madrugada de domingo com a apresentação de seis escolas. Na análise do comentarista da cadência da Bateria, professor Mariano, a melhor escola da noite foi a Brilho da Noite, segunda escola a desfilar. Já na opinião dos internautas que acompanharam a transmissão pela rádio Virtua, a Sei lá, penúltima a desfilar foi a favorita com a média de 9,4 votos. Na noite deste domingo mais seis escolas se apresentam.
Saiba como foi a primeira noite de desfiles.

Arriba Muchacho encerra primeira noite de desfile

Última escola a desfilar a Arriba Muchacho começou muito bem quando lembrou de Fruto do Amor Proibido, samba do Cubango 1981. Porém, segundo o comentarista professor Mariano, a escola não fez um bom desfile.

Leia a opinião do comentarista.

Baianas da Sei Lá impressionam

Segundo professor Mariano, a penúltima escola a desfilar, já na madrugada de domingo, a Sei Lá fez bonito da avenida. Destaque para a ala das baianas, as melhores da noite. O comentarista elogiou o desenvolvimento do enredo, mas não aprovou o samba. saiba mais

sábado, 11 de julho de 2009

Ociosos levantam arquibancadas


Apesar do bom samba e de uma bateria furiosa, professor Mariano aponta falhas de acabamento nas alegorias da Ociosos de Gercinó, quarta escola a desfilar.

FGSF causa impacto visual na avenida


Terceira escola da noite, a Arranco da FGAF leva fantasias luxuosas para a avenida, mas se perde no desenvolvimento do tema. Alegorias, cheias de efeitos especiais, foram considerados pelo comenterista professor Mariano, o destaque do desfile.

Brilho de Fogo se apresenta bem


Brilho de Fogo, segunda escola a desfilar, fez uma boa exibição segundo opinião de Professor Mariano. Criatividade das alegorias foi o ponto alto da apresentação. Samba enredo foi o ponto fraco. Confira a análise completa.

Tradição de Bangu exagera na pornografia


Primeira escola a desfilar na passarela virtual Sergio Porteleandro, a Tradição de Bangu lembrou da Vila Mimosa, famosa zona de prostituição carioca. Com muita irreverência, a escola acabou exagerando na pornografia.

Na Cadência da Bateria na Virtua Folia


Daqui a pouco a Tradição de Bangu abre oficialmente os desfiles do Carnaval Virtual 2009.
Professor Mariano, comentarista do site Na Cadência da Bateria, analisou os enredos das escolas do grupo de elite. "De uma maneira geral estão num nível muito bom", informou o professor.

Confira

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Na Cadência da Bateria transmite Carnaval Virtual

Neste sábado a partir das 21h, vai começar a terceira edição de desfiles das agremiações filiadas à Liga das Escolas de Samba Virtuais (Liesv) que se apresentam virtualmente e podem ser acompanhadas pelos internautas do mundo inteiro no site oficial da entidade: http://www.virtuafolia.com.br/.
O "Cadência da Bateria" vai transmitir o evento em tempo real a partir das 20h. Entrevistas exclusivas, comentários sobre os desfiles, e muito mais.

Carnaval Virtual é Na Cadência da Bateria

Clique aqui para acompanhar

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dez escolas já definiram enredo no Grupo Especial

Das doze escolas do Grupo Especial que deverão se apresentar na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2010, dez já definiram seus temas. A exceção fica por conta da Portela, que já definiu tema, mas só deverá entregar a sinopse na próxima terça-feira. A Unidos do Viradouro ainda não anunciou qual enredo será apresentado entre três propostas que estão sendo analisadas. (saiba mais).

terça-feira, 7 de julho de 2009

Porto da Pedra divulga sinopse para compositores

A Porto da Pedra divulgou na noite da última segunda-feira (06.07) a sinopse do enredo "Com que roupa eu vou? Pro samba que você me convidou, de Paulo Menezes. A apresentação foi feita na noite da última segunda-feira na quadra do "Tigre", na Vila Lage. O autor do tema fará reuniões com os integrantes de cada parceria para tirar dúvidas e só após essas reuniões, será divulgado o calendário do concurso. Veja a íntegra da sinopse divulgada pelo Tigre. (saiba mais).

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Recordar é viver!

Professor Mariano, em sua crônica recorda o maravilhoso carnaval niteroiense de 1967. Que apesar da inflação alta do regime militar, teve grandes atrações como: o antológico desfile do tradicional Bloco Inocentes Canibais(foto), o primeiro título de campeã do carnval de Niterói da querida Cubango e o samba lençol da Viradouro. Leia.

domingo, 5 de julho de 2009

Campos organiza seminário para traçar metas do carnaval 2010


Secretaria de Cultura de Campos promoverá nos dia 24 e 25 deste mês o seminário "Repensando o Carnaval". O objetivo do encontro é definir metas para o carnaval 2010. A realização do seminário foi definida na última sexta-feira, 3, numa reunião entre a Secretaria de Cultura de Campos e representes de agremiações carnavalescas da cidade. No seminário serão apresentadas mesas temáticas, grupos de trabalho, e ao final, será elaborada uma carta de intenções com o propósito de estabelecer as regras do próximo carnaval. Saiba mais.

sábado, 4 de julho de 2009

Viradouro desfila domingo e Porto da Pedra, na segunda-feira de Carnaval

O Carnaval 2010 começou, oficialmente, na noite de terça-feira (30.06), quando as 12 Escolas de Samba do Grupo Especial participaram do sorteio que definiu a ordem de apresentação nos desfiles de Domingo, 14 de fevereiro, e Segunda-Feira, dia 15, no Sambódromo. O evento aconteceu na cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. A Unidos do Viradouro, que ainda não anunciou enredo, será a quarta a desfilar no domingo, enquanto a Porto da Pedra escolheu ser a segunda do desfile de segunda feira. (Saiba Mais)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Liga de Cabo Frio define ordem dos desfiles do Carnaval 2010


A Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio realizou nesta quarta-feira, dia 1º, uma reunião plenária para definir a ordem de desfile das agremiações para o Carnaval 2010. A novidade para o próximo ano é que os desfiles na cidade terão apenas dois grupos: Acesso e Especial. O grupo de Acesso B foi extinto. Império de Cabo Frio vai em busca do bi, Banda da Cidade lutará para voltar ao Especial. Saiba mais.

Ala dos compositores do Sossego faz festa sábado

Melhor representante do carnaval de Niterói nos últimos dois anos no Rio,a direção da Acadêmicos do sossego realiza nesse sábado no Clube da Torre, no Largo da Batalha, a partir das 14h, a festa de posse da diretoria da ala dos compositores. Segundo a assessoria de imprensa da agremiação, os intérpretes Nêgo, vadinho Freire e Kayso estão entre os que estarão no local para interpretarem sambas-enredo. em 2010, a escolas fará a reetréia na Marquês de Sapucaí após sete anos desfilando nos grupos de acesso, em Campinho,subúrbio do Rio. Presidente José Adriano Ribeiro, o "Folha", tenta conseguir quadra de ensaios própria no bairro. (saiba mais).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carnaval 2010 de Niterói começa a sair do papel esse mês

A posse da nova diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn),aconteceu na noite de terça-feira no salão nobre do Clube Canto do Rio. Os novos dirigentes marcaram plenária no próximo dia 14, nesse mesmo local, para iniciar a preparação para o próximo desfile, que deverá ser realizado na Rua da Conceição. A direção da entidade pretende fazer, a partir de 2010, abaixo assinado para dar amparo legal ao projeto de construção do sambódromo no Caminho Niemeyer, na área próxima ao terminal rodoviário João Goulart. (saiba mais).

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Beldade da Estácio posa nua e vai fazer novela

Alessandra Mattos, a rainha do Carnaval da Estácio de Sá, está sofisticando o seu trabalho. Confirmada para sair na frente dos ritmistas da escola no Grupo de Acesso, no sábado de Carnaval, ela lançará em agosto um dvd com o primeiro ensaio fotográfico, que terá as picantes imagens de como veio ao mundo. A beldade também deverá participar de novela de tv, segundo sua assessoria de imprensa. saiba mais.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

Na Cadência da Bateria

Na Cadência da Bateria
Carnaval de Niterói é na Cadência

Aconteceu na Avenida

Aconteceu na Avenida
O editor do blog, Luiz Eugenio, entrevistando o intérprete Willian no Carnaval 2008

Musa da Cadência 2013

Musa da Cadência 2013
Danúbia Gisela, a madrinha da bateria do GRES Tá Mole mas é Meu

Momentos do Carnaval 2013

Momentos do Carnaval 2013
Jéssica. Porta-bandeira do Experimenta da Ilha

Explosão da Folia

Explosão da Folia

Folia e Souza. Campeãs 2015

Folia e Souza. Campeãs 2015